No âmbito das comemorações dos 200 anos da Vista Alegre, nasceu A Fábrica Alegre, um universo de fantasia criado pela escritora Adélia Carvalho e pela ilustradora Marla Cruz Linares, inspirado na Fábrica da Vista Alegre e no seu histórico bairro operário. Publicado pela Tcharan em 2024, o livro deu agora origem a uma coleção de porcelana infantil, onde a narrativa salta das páginas para a mesa, ganhando forma em três peças que continuam a contar a história a três dimensões.
Tal como no livro, também nesta coleção “cada objeto é muito mais do que simples cerâmica”. As ideias, personagens, formas e cores deste lugar “cheio de magia e criatividade, e de alegria contagiante” encerram pequenas histórias ilustradas que despertam a imaginação e convidam à partilha de momentos felizes.
A Fábrica Alegre conta a história de uma fábrica única, situada num bairro tranquilo, onde a alegria contagia todos os que a rodeiam. A manhã começa com o som da sirene, chamando os operários para mais um dia de trabalho — ninguém quer chegar atrasado. Mas esta fábrica não é apenas um local de trabalho: é também um espaço de magia e criatividade, onde cada objeto ganha vida para lá da sua função. E há quem diga que, à noite, se ouvem barulhos misteriosos… o que será?
Com esta narrativa, Adélia Carvalho, autora de A Fábrica Alegre, deixa no ar um mistério sobre este espaço cheio de estórias. Já Marla Cruz Linares dá cor e vida ao universo da obra através de ilustrações que transportam o leitor para uma fábrica que continua, até aos dias de hoje, a encher de vida o Lugar da Vista Alegre.
A coleção de z tem um preço de 110€ e o livro custa 16€, estando ambos disponíveis nas lojas Vista Alegre e na loja online da marca.
Fonte: vistaalegre.com



