A Comédia dos Burros

978 views

De 5 a 29 de julho, o Teatro Romano de Lisboa será o palco de A Comédia dos Burros, numa adaptação do texto de Plauto pelo encenador Joaquim Horta.

A Comédia dos Burros é «uma comédia de enganos na qual encontramos situações e personagens características do teatro plautino: o jovem apaixonado desprovido de dinheiro; o pai rival do filho nos seus amores; a esposa colérica odiada pelo marido; a cínica, esperta e calculadora alcoviteira; e os escravos astutos, hábeis e mentirosos», assinala o encenador Joaquim Horta.

Esta obra de Plauto, umas das vinte que se conhecem da sua autoria, «pode ser entendida numa perspetiva atual onde a cobiça, a humilhação, a mentira e ousadia se entrelaçam no espírito humano. No final, o homem é um joguete nas mãos dos deuses», explica Lídia Fernandes, coordenadora do Museu de Lisboa – Teatro Romano.

As comédias de Tito Mácio Plauto, um dramaturgo romano que viveu durante o período republicano, no século II a.C., estão entre as obras em latim mais antigas preservadas até hoje, quase todas adaptações de modelos gregos para o público romano.

Desde 2016 que peças de autores clássicos têm sido apresentadas anualmente, neste palco único situado no coração de Lisboa para reviver a função para a qual este monumento foi edificado, há mais de 2000 anos. A Paz, de Aristófanes, apresentada em 2016 deu início ao teatro clássico no teatro romano de Lisboa. Seguiram-se o MisantropoÉdipoMedeiaAntígona e Casina com encenações feitas, entre outros, por Tiago Vieira, André Murraças e Beto Coville e com a participação de um enorme conjunto de atores que pisaram este palco inusitado. Desta vez caberá a Joaquim Horta a adaptação da peça A Comédia dos Burros escrita por Plauto no século III ou II a.C.

Os vestígios do teatro localizam-se entre as atuais ruas de São Mamede e da Saudade. Edificado nos inícios do séc. I d.C. as estruturas arqueológicas permanecem, ainda hoje, sob os nossos pés.

Texto Plauto
Encenação Joaquim Horta
Elenco Catarina Requeijo, Hugo Narciso, Marina Cardoso, Raul Oliveira, Vicente Wallenstein, Vítor Silva Costa
Figurinos Catarina Ferreira e Marta Azenha
Coprodução Horta Produções Culturais e Museu de Lisboa – Teatro Romano
Datas 5 a 29 julho (4.ª a sábado), 21H30
Duração 60min
Faixa etária +12
Bilhetes Blueticket.pt
Preço 6€
Local Museu de Lisboa – Teatro Romano / Rua de São Mamede 3A

 

Fonte: egeac.pt

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar