A Arte da Fuga. 25 Anos Depois, de Daniel Sampaio

441 views

Nesta versão aumentada da publicação de A Arte da Fuga, editado originalmente há 25 anos, o psiquiatra Daniel Sampaio volta ao protagonista dessa edição, um homem que pediu ajuda para a cura de uma pulsão violenta que o levava à violência doméstica. Com revelações, de certo modo surpreendentes, próprias da relação médico-doente, num caso de saúde mental.

A sessão de apresentação de A Arte da Fuga. 25 Anos Depois decorrerá na Praça LeYa, da Feira do Livro de Lisboa no domingo, 28 de maio, às 18h30.

A Arte da Fuga. 25 anos depois é um livro sobre a intimidade, experiência emocional só possível com proximidade face a outro, partilha de sentimentos entre duas pessoas e maturidade construída ao longo de uma viagem.

Nesta obra fala-se de afetos positivos e negativos, de comunicaçãoclara e paradoxal, de espaços privados e de serviços psiquiátricos públicos. A edição revista e aumentada, permite-nos regressar a estes temas, sempre atuais, e ter o raro privilégio de revisitar os seus protagonistas passados 25 anos. A viagem continua. (nas livrarias 30 maio)

DANIEL SAMPAIO escreve sobre as famílias, os casais e os jovens dos nossos dias. Dos títulos que publicou destacam-se Ninguém Morre Sozinho (uma obra de referência sobre o suicídio adolescente), A Arte da Fuga, Tudo o Que Temos Cá Dentro e Lavrar o Mar.

A versão teatral do seu livro Vagabundos de Nós foi levada à cena em 2004 no Teatro Maria Matos, com Nuno Lopes e Márcia Breia e encenação de Luís Osório. Em 2008 publicou A Razão dos Avós, um livro oportuno sobre as várias gerações da família e sobre a importância dos avós no século XXI.

Tem dois livros publicados para o público juvenil, escritos em colaboração com Gonçalo Sampaio e com ilustrações de Francisco Sampaio. Em 2018 publicou Do Telemóvel Para o Mundo – pais e adolescentes no tempo da internet, onde revisita a vida dos adolescentes e analisa o impacto das novas tecnologias no quotidiano familiar. Dá-me a Tua Mão e Leva-me (2020) estuda como evoluiu a relação entre pais e filhos desde os anos 1970.

Em 2021 publicou Covid 19. Relato de Um Sobrevivente, que retrata, sob a forma de diário, a sua experiência de doente de covid grave. A Arte da Fuga. 25 Anos Depois (2023) é o seu mais recente livro.

Daniel Sampaio está editado no Brasil e em Itália.
www.danielsampaio.org

Ficha do Livro
Título: A Arte da Fuga. 25 Anos Depois
Nº págs: 176
ISBN: 9789722132138
PVP C/ IVA: 15,90€

 

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar