Artigo

O que quero ver ‘Justiz’ de Hans W. Geissendörfer

Novo ano, novas propostas dos espectadores da Cinemateca. Em janeiro o título selecionado de entre as sugestões recebidas é JUSTIZ, de Hans W. Geissendörfer.

Inspirado no romance homónimo de Friedrich Dürrenmatt, JUSTIZ acompanha a investigação de um crime aparentemente simples, deslocando progressivamente o interesse da mera resolução do caso para a exposição dos mecanismos – formais, morais e institucionais – que sustentam a própria ideia de justiça. Geissendörfer constrói um filme no qual o dispositivo judicial surge menos como instrumento de verdade do que como um palco de encenação e negociação simbólica. Ao esvaziar o crime da sua função dramática tradicional, a obra interroga o estatuto da lei num mundo onde a verdade se revela contingente e a moral, fluida. O resultado é um cinema de inquietação ética, que privilegia a interrogação sobre a resolução narrativa. Primeira exibição na Cinemateca, a apresentar em 35 mm. (Cinemateca Portuguesa)

Ficha técnica:

De Hans W. Geissendörfer, com Maximilian Schell, Thomas Heinze, Anna Thalbach

Alemanha, Suíça, 1993 – 106 min | legendado em espanhol e eletronicamente em português | M/12

cinema
26 janeiro 2026
seg: 16h30
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
Fonte: AgendaLX
105 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar