Artigo

Uma trienal de peso: mais de 111 mil visitas à 7.ª Trienal de Arquitectura de Lisboa

Durante 68 dias, a Trienal de Arquitectura de Lisboa teve mais de 111 mil visitas, um crescimento de 72% face à edição de 2022. 379 participantes de 41 países lançaram as 100 questões que compuseram esta Trienal, plasmadas nas três exposições centrais, nos 17 projetos independentes, nas Talk, Talk, Talk e num livro. A estes números acrescem 59 atividades educativas e 17 visitas comentadas por especialistas. Todas estas iniciativas cumpriram o propósito da 7.ª edição, “How heavy is a city?”: criar uma coligação para repensar a cidade humana e as relações que estabelece com outras entidades e com o planeta.

Estes números consolidam a Trienal como um dos mais relevantes festivais de arquitetura a nível mundial, ao lado de iniciativas como a Bienal de Arquitetura de Veneza ou a de Seul, por exemplo. A caminho da sua 8.ª edição, a Trienal de Lisboa reafirma-se como referência internacional na esfera do pensamento e da discussão sobre a arquitetura, sendo reconhecida como a instituição portuguesa da área com maior projeção global.

Esta edição, uma das maiores de sempre da Trienal de Lisboa em termos de público, passou por vários espaços da cidade, como o Palácio Sinel de Cordes, MAC/CCB, MAAT, MUDE, MNAC, Estufa Fria, e Atelier Amadeo. A Fundação Calouste Gulbenkian acolheu, durante três dias, o ciclo de conferências Talk, Talk, Talk, com curadoria da investigadora portuguesa Filipa Ramos, que trouxe 14 figuras internacionais da arquitetura, da ciência e do ativismo.

Durante os três dias inaugurais, Lisboa reuniu mais de mil pessoas convidadas e quatro dezenas de meios de comunicação internacionais que reproduziram o impacto mundial da Trienal, com a publicação de 187 notícias em 30 países, do Brasil à Índia, da Finlândia à Austrália. Mas a Trienal de Lisboa não estaria completa sem a referência aos prémios que pretendem distinguir três áreas do trabalho da arquitetura a nível mundial. A arquiteta paquistanesa Yasmeen Lari conquistou o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp. Foram também atribuídos os prémios Début e Universidades que distinguem novos nomes da arquitetura internacional e a área da investigação – e que, somados, contaram com mais de 50 finalistas.

Nas palavras de Herbert Wright, jornalista da Wallpaper, “esta Trienal é um tsunami de ideias apresentadas de forma brilhante. Mas também precisamos de nos comover espiritualmente. Lisboa tem projetos que fazem isso (…).”

A Trienal de Arquitectura de Lisboa regressa no outono de 2028, para a sua 8.ª edição, com curadoria a cargo do arquiteto português Joaquim Moreno.

 

Sobre a Trienal de Arquitectura de Lisboa:
Fundada em 2007, a Trienal de Lisboa é uma associação cultural sem fins lucrativos que promove a investigação, o debate e a transformação através da arquitetura. Reconhecida como a instituição portuguesa com maior projeção global na área da arquitetura, realiza a cada três anos um grande fórum internacional interdisciplinar – a Trienal de Arquitectura de Lisboa. Todas as edições deste evento têm vindo a ser distinguidas com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, reafirmando a relevância de um dos principais festivais de arquitetura mundial.

 

trienaldelisboa.com

59 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar