Krug lança Grande Cuvée 173ème Édition e Krug Rosé 29ème Édition para os apreciadores da marca em Portugal

62 views

As novas referências da Krug foram apresentadas no restaurante Gaveto, no Porto, a mais recente e única Krug Ambassade em Portugal. A apresentação das novas edições deste champagne foi acompanhada de uma experiência gastronómica dirigida a clientes privados de topo, “brand lovers” e jornalistas especializados. O jantar Krug in the Kitchen teve como conceito a cenoura, e o desafio foi harmonizá-la com os champagnes Krug Grande Cuvée 173ème Édition & Krug Rosé 29ème Édition.

O evento gastronómico contou com a presença de Jérome Jacoillot, Vine and Wine Manager e membro do comité de degustação da casa Krug desde 2013, que brindou os presentes com histórias sobre o savoir-faire deste champagne.

Krug in the Kitchen é uma iniciativa culinária da casa de champanhe Krug, que este ano se centrou na celebração da versatilidade da cenoura. Muitas vezes relegada a um plano secundário, a cenoura é frequentemente considerada como um mero coadjuvante no grande palco da gastronomia. Com o seu espírito audacioso e compromisso inabalável com a excelência, as a Maison Krug decidiu colocar este protagonista discreto de cor laranja – e por vezes, roxo, amarelo, até branco ou pretos. Os alquimistas culinários encarregados desta elevação são os Chefs Embaixadores Krug, um coletivo global de sábios da gastronomia.

Os apreciadores de Krug e da arte do blend têm razões para ficar felizes com os novos lançamentos da maison francesa: o Krug Grande Cuvée 173è édition e o Krug Rosé 29è edition chegaram ao mercado. Habitualmente descritos como a orquestra sinfónica dos champagnes, pela diversidade de lotes que integram, os champagnes Krug caracterizam-se pela certeza de terem sempre, na sua composição, lotes de mais de 120 parcelas de vinhos guardados individualmente – e de todos os anos serem lançados, independentemente das condições metereológicas.

No caso do Krug Grande Cuvée 173è edition, este champagne é definido por três palavras-chave: « Generosidade, plenitude e sinfonia ». Elaborado em torno da colheita de 2017, é composto por lotes de 150 vinhos de 13 anos diferentes, sendo o mais velho de 2001 e o mais recente de 2017. Passou pelo menos 7 anos nas caves da Krug, e conta com uma boa capacidade de envelhecimento. No nariz, tem aromas expressivos de torradas e brioche, fruta de caroço, verbena e creme pasteleiro com baunilha.

No palato, tem notas de sumo de fruta, pêssego em calda e citrinos maduros, que lhe dão um fim de boca crocante e apetitoso. No pairing, acompanha bem uma tarte tatin ou espargos grelhados.

Quanto ao novo Krug Rosé 29è edition, é surpreendente e fino, tendo sido elaborado em torno da colheita de 2017. Composto por um blend de 29 vinhos de 5 anos diferentes, sendo o mais jovem 2017 e o mais velho 2010, foi feito com 44% de Pinot Noir tradicionalmente macerado, 34% de Chardonnay e 22% de Meunier, e estagiou passou igualmente 7 anos nas Caves da Krug. De tonalidade salmão, no nariz tem notas acentuadas de framboesa, morango e cereja, e aromas tostados. No palato, tem presença de notas de pastelaria, fazendo lembrar a ‘charlotte’ de framboesa, ameixas secas e laranja sanguínea, e fim de boca com notas de toranja rosa.

Na harmonização, acompanha pratos salgados e cheios de sabor na perfeição, como caça e receitas fortes em especiarias. Não recomendável para sobremesas. Nos prazeres simples, liga bem com quiches de vegetais ou umas simples sardinhas assadas.

Dois lançamentos Krug a não perder.

    • Krug Grande Cuvée 173ème Édition: PVR 349€
      • Pontos de venda: El Corte Inglés Gourmet e Apolónia
    • Krug Rosé 29ème Édition : PVR 535€
      • Pontos de venda: El Corte Inglés Gourmet e Apolónia

 

 

 

SOBRE A KRUG

 

Fundada em 1843 em Reims, a Maison Krug é fruto do sonho de Joseph Krug, um visionário que, ao compreender que a essência do champagne é o próprio prazer de o consumir, sonhou criar o melhor champagne possível, todos os anos, independentemente das variações climáticas sentidas a cada ano. Seis gerações depois, este sonho continua a ser perpetuado pela família Krug e o savoir faire do fundador reflete-se em sete champagnes, igualmente distintos e generosos.

O “Champagne Número 1” Krug de Joseph mais tarde tornar-se-ia Krug Grande Cuvée. A expressão mais generosa do champagne, criada todos os anos, para além da noção de vintage, o Krug Grande Cuvée é sempre uma mistura de mais de 120 parcelas de vinhos guardados individualmente de mais de 10 anos diferentes. A plenitude de sabores ou aromas alcançados por esta cuidadosa arte de misturar seria impossível de expressar com os vinhos de um único ano.

 

Fonte: global-press.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar