O filme Ritas, que se tornou o documentário mais visto do Brasil em 2025, será exibido pela primeira vez em Lisboa no próximo dia 30 de outubro, durante o Festival Tribeca, numa sessão de homenagem dedicada à eterna rainha do rock brasileiro, Rita Lee. A exibição única, no Teatro Ibérico, chega ao país por meio da portuguesa 7800 Produções, co-produtora do projeto, em parceria com a Biônica Filmes e a Paris Filmes. Os realizadores Oswaldo Santana e Karen Harley estarão presentes e vão responder perguntas do público após a apresentação da longa.
“Foi um privilégio a 7800 co-produzir o Ritas com a equipa da Biônica. Ver o filme tornar-se o documentário mais visto do Brasil e agora chegar ao Tribeca enche-nos de orgulho e mostra que as histórias do Brasil também têm espaço nas telas portuguesas”, afirma Lukasz Gieranczyk, produtor da 7800.
Ritas apresenta uma viagem intensa e emotiva pela vida e pela arte de Rita Lee, por meio de imagens raras, arquivos pessoais e a sua última entrevista inédita. O filme revela múltiplas facetas da artista: cantora, compositora, escritora, feminista e ícone de gerações em uma narrativa que mistura irreverência, humor e sensibilidade.
Com mais de 33 mil espectadores nas primeiras semanas de exibição no Brasil, desde o lançamento a 22 de maio, a longa reafirma o fascínio e o legado de Rita Lee, cuja voz e atitude continuam a inspirar públicos de todas as idades.
“Ritas” é uma produção Biônica Filmes em co-produção com 7800 Produções e Claro, com apoio Globo Filmes e DOT Cine. Realização Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo e apoio de mídia do UOL. Co-distribuição Biônica Filmes e Paris Filmes.
SERVIÇO: RITAS NO FESTIVAL TRIBECA
Quando: 30 de outubro, 17h30
Onde: Teatro Ibérico
Morada: Rua de Xabregas, 54 – Lisboa
Bilhetes: https://bit.ly/
O QUE FALAM DE RITAS
“Assisti sorrindo o tempo todo, feliz de estar vendo Rita Lee. Nunca existirá outra igual a essa. Desceu no Brasil esta alma, e veio para botar para quebrar. E botou para quebrar!”
Ney Matogrosso
“Ritas é a cara de Lee e, sendo assim, não poderia se deixar levar por uma bad trip, é sempre positivo e alto astral, como deveria ser.”
– Raíssa Ferreira, Feito por Elas
“Ritas é exatamente o que era Rita Lee: um ponto de luz dentro da cultura pop brasileira”
– Roberto Sadovski, Splash UOL
SINOPSE
É no processo de “arqueologia pessoal”, que se apresenta através das brechas da vida, que a cantora Rita Lee mostra o que todos veem, de uma maneira que ninguém jamais viu: Rita poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa. A vida pessoal de Rita e o seu processo criativo são desvendados, revelando, assim, seu talento musical e sua capacidade de metamorfose no palco. A própria Rita guia a narrativa em entrevistas concedidas durante toda a sua carreira e depoimentos recentes e inéditos.
TRAILER
FICHA TÉCNICA
Realização: Oswaldo Santana
Co-realização: Karen Harley
Guião: Oswaldo Santana, Karen Harley, Fernando Fraiha
Pesquisa: Antônio Venâncio e Eloá Chouzal
Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho
Montagem: Oswaldo Santana, AMC
Fotografia: Janice d’Avila
Arte: Ricardo H Fernandes
Animação: Gabriel Bitar
Desenho de Som: Fernando Henna, Henrique Chiurciu
Estúdio de Som: Confraria de Sons & Charutos
Mixagem: Daniel Turini, Fernando Henna
Colorista: José Francisco Neto, ABC
Coordenação de Pós-Produção: Beto Bassi
Estúdio de Imagem: DOT Cine
Produção Executiva: Anatalia Lyro, Beatriz Modenese e Isa Colombo
Produtor Associado: João Macedo
Produção de Distribuição: Barbara Sturm
Distribuição: Biônica Filmes e co-distribuição Paris Filmes
Fonte: arcomunicacaopt




