Artigo

Feira do Livro de Lisboa recebe o maior número de visitantes de sempre

A 93.ª edição Feira do Livro de Lisboa encerrou no dia 13 de junho, somando 20 dias de muita leitura e entretenimento. Com um total de 894 mil visitantes, o evento testemunhou um aumento no número total de visitantes, reafirmando a sua posição como um dos principais eventos culturais do país.

Segundo o estudo da IPSOS realizado durante o evento, 16% dos inquiridos (143 mil) foi à Feira do Livro de Lisboa pela primeira vez e a presença dos jovens continua a destacar-se, com mais de metade dos visitantes (59%) a situar-se abaixo dos 34 anos. A faixa etária mais comum encontra-se entre os 18 e 24 anos, correspondendo a 1/3 dos visitantes (33%).

Marcada pelo regresso às datas habituais, este ano, a 93.ª edição contou com mais dois dias de feira e dois feriados em dias de semana, o que contribuiu para o sucesso e aumento de afluência ao evento. Os sábados continuam a ser os dias com o maior fluxo de visitantes – 3 de junho, foi o dia mais visitado de sempre, com 82 mil pessoas a passarem pelo recinto – ainda que os dias de Hora H, durante a semana, continuem a receber muita gente no Parque Eduardo VII.

Pedro Sobral, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), mostra-se muito orgulhoso do resultado desta edição: “Foi mais uma edição que superou as expectativas. Não só porque foi necessário fazer alguns ajustes à duração, mas também porque aqui e acolá o clima não ajudou o que levou a alguma cautela nas primeiras projeções quantitativas e qualitativas que fomos fazendo. A afluência e o entusiasmo que fomos vendo ao longo da Feira, quer dos visitantes, quer dos editores e livreiros, superaram novamente o ano passado que considerámos irrepetível. No entanto, esta 93.ª edição acabou por ser a maior e melhor Feira do Livro de sempre, fixando este período de maio/junho como o ideal para continuar a vingar a principal missão dos associados da APEL que é a promoção dos índices de leitura e literacia em Portugal. Estamos em crer que a Feira do Livro de Lisboa é um dos principais instrumentos para a atração e formação de novos leitores de todas as gerações e que se tornou o principal evento cultural do País”.

Ao longo de 20 dias, entre concertos, sessões de autógrafos, workshops, debates, lançamentos de livros e muito mais, a Feira recebeu 2700 eventos, pensados para todas as faixas etárias e destinados a aproximar o público dos livros e da literatura.

Além de todos os livros que foram levados para casa, também milhares de títulos fizeram o percurso inverso e foram deixados na Feira, no âmbito da campanha “Doe os seus Livros” – uma parceria da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) com o Banco de Bens Doados (BBD). Nesta edição foram doados 49.300 livros, que foram devidamente encaminhados para várias instituições de solidariedade com crianças, dando continuidade à promoção da leitura entre os mais jovens. Desde 2015 já foram recebidos um total de 264.000 livros.

Melhorando o ânimo após a visita e aumentando a sua vontade de ler ao longo do ano, a Feira do Livro assume-se como um momento especial e marcante no calendário anual, sendo de destacar que é um evento recomendado por 91% das pessoas que o visita.

O certame regressa em 2024, nas datas habituais, para celebrar uma vez mais uma vez o compromisso contínuo da promoção da cultura e da leitura.

Fotografia: Feiradolivro.pt

Fonte: Lift

515 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar