Festivais MOTUS e Os Dias do Jazz em destaque no Teatro das Figuras em maio

1697 views

As Grandes Vozes e as Grandes Orquestras de Jazz regressam ao Teatro das Figuras no Festival Os Dias do Jazz, que teve o seu início na passada sexta-feira, 30 de abril, Dia Internacional do Jazz, e decorre até 22 de maio. A programação deste mês inclui também a Dança contemporânea, o Teatro, e o Festival Internacional de Performance Arte de Faro – MOTUS, que decorre de 22 a 28 de maio. 

 

Festival Os Dias do Jazz

FESTIVAL OS DIAS DO JAZZ começou no último dia de abril, com o concerto As Grandes Vozes e As Grandes Orquestras por Vânia Fernandes e a Orquestra de Jazz do Algarve, no Teatro das Figuras. Até 22 de maio vários espaços emblemáticos de Faro, entre os quais a Associação Recreativa e Cultural de Músicos, a Casa das Virtudes, o Club Farense e o Teatro Lethes, vão receber espetáculos, workshops e jam sessions.

No dia 8 de maio ZÉ EDUARDO & ORQUESTRA DE JAZZ DE MATOSINHOS estreiam ao vivo, no Teatro das Figuras, o disco que gravaram juntos em 2020.

No dia 13 de maioBRANCO TOCA MARCO PAULO, no Teatro Lethes, em formato trio. Trata-se do mais recente projecto do guitarrista Pedro Branco, uma reinterpretação da vasta obra artística do famoso cantor português Marco Paulo, que junta duas linguagens musicais distintas. O resultado final mistura uma improvisação contemporânea com clássicos da cultura pop portuguesa sem perder o sentido de humor e a imprevisibilidade performativa.

No dia 19 de maio, a Associação Recreativa e Cultural de Músicos recebe o João Frade Trio; no dia 21, a baterista SONIA “LITTLE B ” CABRITA apresenta o seu quarteto na Casa das Virtudes; no dia seguinte, o Festival Os Dias do Jazz encerra no Club Farense com a apresentação de CÂNTICO, o novo álbum do projeto, NEBUCHADNEZZAR.

 

MOTUS – Festival Internacional de Performance Arte de Faro 

O Teatro das Figuras entra novamente em diálogo com outros espaços da cidade de Faro mais perto do final do mês, desta vez com uma programação de artes performativas, entre os dias 23 e 28 de maio.

MOTUS – FESTIVAL INTERNACIONAL DE PERFORMANCE ARTE DE FARO – Da necessidade de representação desta linguagem artística na cidade de Faro surge o Festival MOTUS, onde a performance é o motivo de apresentação, de criação e de questionamento. Na programação do festival, que inclui workshops, mesas redondas, espetáculos e instalações, destacam-se a instalação performática, ENCRUZILHADA, de Anavitória, que decorrerá no Foyer do Teatro das Figuras, no dia 24 de maio e a performance PEÇAS, de Bruno Humberto, que poderá ser vista no dia seguinte, na Associação 289.

PELA NOSSA PELE WORKSHOP COM A COMUNIDADE será conduzido por Rita Vilhena e Yael Karavan, nos dias 25 e 26 de maio, culminando com a apresentação de um vídeo-arte que será exibido no Museu Municipal de Faro. Por sua vez, a performance LEVA-ME AO CÉU, pela ARQUENTE, é apresentada na Açoteia do Teatro das Figuras, no dia 27.

A encerrar o MOTUS, o coreógrafo e bailarino Filipe Pereira apresenta a conferência-performance ARRANJO FLORAL, uma coprodução do Teatro do Bairro Alto e do Teatro Praga no Teatro das Figuras, a 28 de maio.

 

Dança

No dia 06 de maio, o Teatro das Figuras convida o público para o espetáculo de entrada livre BORDERLINE – A CHOREOGRAPHY BY SÉBASTIEN RAMIREZ AND HONJI WANG FOR SIX PERFORMERS. Borderline marca um ponto de viragem na pesquisa e na linguagem coreográfica de Sébastien Ramirez e Honji Wang. A dança evolui para um diálogo entre a técnica e a arte, refletindo sobre as relações humanas. As fronteiras sociais são evocadas pela interação de forças físicas no palco, bem como através de testemunhos – recolhidos junto de amigos e parentes dos bailarinos ou através dos meios de comunicação social. O elemento de rigging, ferramenta cênica notória como Deus Ex Machina na tragédia grega, permite-nos abordar a leveza para criar uma poética atemporal. Na interação com o rigger, o corpo torna-se objeto de um “jogo de pesos”, de equilíbrio e liberdade. Presos a cabos, os bailarinos realçam e transpõem o desejo de liberdade inerente a todas as formas de dança, principalmente o Hip Hop.

No dia 12 de maio, o Teatro das Figuras acolhe o espetáculo VÄRA, um objeto coreográfico que surge na urgência do encontro entre corpos. Em palco, sete corpos habitam um espaço cercado por plásticos, aludindo à exposição da carne num talho. É aqui que procuram e potenciam a tentativa de diálogo através da repetição, acumulando erros e ampliando o confronto com a realidade de cada um. (Nota: este espetáculo contém cenas de nudez integral).

Infanto-juvenil

No dia 15 de maio, às 16H00, o Teatro das Figuras recebe ESTRELÁRIO, um espetáculo da Trupe dos Bichos, criado a partir de pequenas histórias de Regina Guimarães, em que uma atriz cria múltiplos imaginários em palco, com recurso a música e vídeo. Dedicado aos mais novos, entre os 2 e os 5 anos, Estrelário revela estrelas com medo de morrer, meninos que só existem em desenhos, casas de chocolate, ervas falantes e outras histórias irresistíveis.

Além destes destaques, o Teatro das Figuras recebe ainda os espetáculos MINUTOS MÁGICOS, do consagrado mágico Mário Daniel, no dia 14 de maioPROCESSO DE DIOGO BATÁGUAS, do humorista Diogo Batáguas, no dia 18 de maio; e, no dia 20 de maio, MARTINHO DA VILA, o Sr. Samba, que vem a Faro tocar alguns dos seus maiores sucessos, acompanhado pela sua banda.

Créditos: 23_VARA©brunosimao 

Fonte:Livecom

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar