#JuntosNoMesmoBarco: A INICIATIVA QUE NÃO DEIXARÁ NINGUÉM EM TERRA NO DIA NACIONAL DO MAR

14904 views

Para comemorar o Dia Nacional do Mar, que se assinala amanhã, 16 de novembro, o Marine Stewardship Council (MSC), organização internacional sem fins lucrativos, responsável pelo maior programa de certificação a nível global de pesca sustentável, lança hoje a semana #MarparaSempre, que decorrerá até 21 de novembro, com o objetivo de apelar ao fim da sobrepesca e sensibilizar para a necessidade de expansão da pesca sustentável, bem como para incentivar o consumo de produtos do mar certificados com o “Selo Azul” do MSC. Lançar uma mensagem de positivismo no que diz respeito à preservação dos recursos marinhos para as gerações futuras é um dos objetivos da iniciativa.

No âmbito da primeira edição em Portugal da semana #MarparaSempre será desenvolvida a iniciativa #JuntosNoMesmoBarco, uma campanha digital que pretende transmitir o compromisso de todos na preservação dos recursos marinhos.

Por forma a envolver e a não deixar ninguém de fora desta causa, os seguidores poderão acompanhar através das redes sociais do MSC (Instagram e Facebook) a intervenção artística de Ôje num barco de pesca, simbolizando a importância do mar. A iniciativa contempla ainda um momento gourmet gastronómico orientado pelo Chef Ricardo Luz, Sub-Chef do Resort Club House Palmares Ocean Living & Golf, em Lagos, considerado Cozinheiro do ano 2019, que pretende dar a conhecer todo o processo da pesca sustentável do bacalhau, desde o momento em que é pescado ao seu aproveitamento na íntegra, através da confeção de uma receita.

A iniciativa culminará com a exposição do barco em alguns pontos de venda de parceiros MSC que, na semana #MarparaSempre, vai “viajar” entre Porto e Lisboa. A primeira paragem será no Continente de Matosinhos, onde quem chegar para fazer as suas compras habituais, irá deparar-se com uma exposição viva com o barco ilustrado.

A ação #JuntosnoMesmoBarco, na semana #MarParaSempre, pretende reforçar a sensibilização da problemática da sobrepesca, um problema global que afeta não só a saúde dos ecossistemas, mas também milhões de pessoas. Esta consiste na extração de espécies do mar de forma excessiva, não conseguindo as mesmas reproduzirem-se ao ritmo necessário e, como consequência, levar à sua extinção.

De acordo com Laura Rodriguez, diretora do MSC para Portugal e Espanha, “o MSC trabalha em Portugal há já 10 anos, em contacto com o setor pesqueiro, a cadeia comercial, a comunidade científica e as organizações de proteção do meio ambiente. Estamos muito gratos pelo interesse e apoio de todos que colaboraram nesta iniciativa #JuntosNoMesmoBarco, bem como na I Semana #MarparaSempre, que pretende sensibilizar para a necessidade de uma pesca responsável e sustentável, bem como promover um consumo responsável de pescado. Acreditamos que a iniciativa será um sucesso e continuaremos a trabalhar por uns #MaresParaSempre”.

semana #MarParaSempre reforça também a mensagem de que para transformar a forma como se pesca os nossos oceanos, é necessário mobilizar toda a cadeia de valor do pescado, incluindo os consumidores, assim como acelerar a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Numa iniciativa que une empresas e organizações para cuidar o Oceano e a pesca sustentável, um dos principais objetivos desta semana é apoiar e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos principais parceiros do MSC em Portugal a favor de uma pesca sustentável certificada.

Nesta iniciativa, colaboram várias empresas nacionais do setor da grande distribuição, processamento e transformação (Aldi, Brasmar, Conservas Ramirez, Continente, Gelpeixe, Iglo, Ikea, Lidl, Lugrade, Riberalves, Sr. Bacalhau). Ao longo da semana serão realizadas várias ações de sensibilização para a importância de um consumo sustentável de pescado com selo azul MSC.

 

Fonte: pure.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar