5 dicas para gerir o seu orçamento mensal

116 views

Face à inflação que leva a aumentos bruscos nas compras de supermercado, combustíveis e energia e à estagnação salarial, muitas famílias estão a sentir dificuldades em gerirem o seu orçamento mensal.

Equilibrar despesas e gastos não é tarefa fácil e até podia valer um Nobel da Economia aos consumidores portugueses, mas como o reconhecimento por todo este trabalho não dará lugar a qualquer tipo de prémio, o mais importante é que o dinheiro chegue até ao fim do mês e consiga pagar tudo aquilo que nos permita ter uma vida digna e confortável.

Se esta é sua luta mensal, saiba que não está sozinho, pois ao longo deste artigo vamos deixá-lo com 5 dicas que o vão ajudar a gerir o seu orçamento mensal. Venha daí!

5 dicas para gerir o seu orçamento mensal

• Renegociar contratos de energia e telecomunicações

Uma boa gestão do seu orçamento mensal deve incluir uma avaliação e, caso necessário, renegociação dos contratos de energia (gás e eletricidade) e telecomunicações.

No caso da energia, faça uso do simulador online que a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) coloca ao dispor dos consumidores e que lhe vai permitir ficar a saber quais são os preços praticados pelos diversos fornecedores de eletricidade e gás.

Caso verifique que existe uma tarifa mais baixa do que a sua, no mercado liberalizado ou no mercado regulado, não hesite em trocar.

Para além disto, verifique ainda se pode beneficiar da Tarifa Social, uma medida governamental que permite aos consumidores com baixos rendimentos usufruir de descontos nas faturas de eletricidade e gás.

Da mesma forma que avaliou as suas tarifas de eletricidade e gás, tente perceber se pode abdicar de algum serviço de telecomunicações e compare os preos entre as diversas operadoras existentes em Portugal.

Para o efeito de comparação, visite o site da ANACOM e faça uso do simulador online que a entidade reguladora das telecomunicações coloca ao seu serviço.

• Evitar gastos supérfluos

Evite almoçar/jantar tantas vezes fora de casa e as noitadas. Caso, por razões profissionais, se veja obrigado a almoçar fora de casa, leve uma lancheira de casa com a comida preparada.

Nunca vá às compras com fome, pois isto fará com que embarque, mais facilmente, em compras por impulso. Do mesmo modo, tente sair de casa apenas com o dinheiro essencial ao pagamento da lista de compra que criou anteriormente.

• Apostar num crédito pessoal

Gerir o seu orçamento mensal passa, igualmente, por “limpar”, de vez, dividas antigas que se vão acumulando e investir, sim, leu bem, investir em soluções que lhe permitam, por exemplo, poupar nos gastos de energia.

Para que isso aconteça e porque os valores em causa podem ultrapassar a sua capacidade financeira atual, pondere pedir um crédito pessoal que lhe apresente taxas de juro competitivas e amigas da poupança.

Esse é o caso do crédito pessoal do UNIBANCO, uma solução que que lhe oferece um simulador que lhe vai permitir calcular o valor da prestação mensal em função da escolha de montantes de financiamento (com possibilidade de seguro) que oscilam entre os €5.000 e os €75.000, bem como optar por prazos de pagamento que variam entre os 24 e 84 meses.

Caso queira passar imediatamente à contratação deste crédito, basta-lhe clicar na barra “Pedir Já” que acompanha o simulador, preencher o formulário online, anexar os documentos exigidos e submeter o pedido.

Depois de analisado, se o pedido for aprovado, o dinheiro entra na conta bancária indicada no prazo de dois dias uteis e assim poder pagar as dividas acumuladas ou investir na renovação da sua habitação de modo a torná-la energeticamente mais eficiente.

Nota: de referir que este crédito pessoal apresenta juros mais baixos do que os cartões de crédito e, ao contrário do que acontece com o crédito habitação, não é hipotecário.

• Comparar preços

Antes de ir às compras, pare, leia e compare! Compare o mesmo produto que pretende adquirir em vários fornecedores procurando, sempre que possível, adquirir o produto em alturas de promoção ou em época baixa (viagens, por exemplo).

• Apostar em produtos e serviços em promoção

Aproveitar os descontos e promoções é uma das melhores formas de poupar dinheiro nas compras de supermercado. Já se o objetivo é adquirir produtos tecnológicos, faça uma pesquisa durante a Black Friday e Cyber Monday, duas datas em que os preços de produtos de tecnologia são, por norma, mais baixos.

 

 

Por: Fernando Guimarães

Photo by maitree rimthong | Pexels

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar