31.ª Quinzena de Dança de Almada – International Dance Festival

1426 views

De 21 de setembro a 8 de outubro de 2023, a Quinzena de Dança de Almada – International Dance Festival realiza a 31.ª edição, em diversos espaços culturais de Almada.

A abrir o programa, entre 21 e 23 de setembro, estará a Plataforma Coreográfica Internacional, com uma intensa grelha de espetáculos, videodança, workshops, mesa-redonda e encontros entre artistas participantes e programadores culturais. Os eventos decorrem no Auditório Fernando Lopes-GraçaTeatro-Estúdio António AssunçãoAuditório Osvaldo Azinheira e, pela primeira vez, no Salão das Carochas, o emblemático edifício situado no Largo Conde Ferreira, em Almada.

A programação do festival prossegue nas duas semanas seguintes com a apresentação do espetáculo “Ramanenjana”, pela companhia romena Tangaj Collective, e o espetáculo para famílias “Sons Mentirosos Misteriosos”, pela dupla portuguesa Sofia Dias & Vítor Roriz, ambos no Auditório Fernando Lopes-Graça, a estreia da nova criação da Companhia de Dança de Almada, “ShortCut”, no Teatro Municipal Joaquim Benite, e a apresentação do espetáculo “L.E.V.E.”, pela companhia espanhola Siberia Danza, no Auditório Osvaldo Azinheira – Academia Almadense.

Os filmes de dança terão também um importante espaço de apresentação, com dois programas propostos: “Un(Safe) Zones”, com curadoria de Simona Deaconescu (Roménia), apresentado em parceria com o BIDFF – Bucharest International Dance Film Festival, no Auditório Fernando Lopes-Graça; e “Cisnografia – a reescrita do cisne”, uma ideia de Luiz Antunes (Portugal), em parceria com o MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga, apresentado no Museu de Almada – Casa da Cidade.

A encerrar a edição, o coreógrafo italiano Brian Scalini estará em Almada para uma residência artística com os alunos da Ca.DA Escola e a remontar a sua criação “Wuthering Days”, com os bailarinos da Companhia de Dança de Almada, cuja apresentação fecha o festival, no palco do Auditório Osvaldo Azinheira – Academia Almadense.

Com a apresentação de obras de artistas representantes de 25 países e a dinamização de eventos vários à volta da dança contemporânea, a 31.ª Quinzena de Dança de Almada marca a rentrée cultural em Almada, e estende-se à Escola Superior de Dança e à Faculdade de Motricidade Humana, com programas específicos para estas comunidades escolares.

A programação completa e mais informações sobre locais de apresentação, horários e preços estão disponíveis no site oficial do festival, em quinzenadedancadealmada.cdanca-almada.pt/

Organização:
Companhia de Dança de Almada

Financiamento:
Câmara Municipal de Almada
República Portuguesa | Cultura
Direção-Geral das Artes
Embaixada de Espanha em Portugal | AECID
Embaixada de Israel em Portugal

 

Fotografia: “Le regard que je garde pour moi”, Compagnie Irène K. | Créditos fotográficos de Rolf K Wegst

Fonte: cdanca-almada.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar