2ª EDIÇÃO DO NATURA – FESTIVAL DE ECOCINEMA DE LISBOA | VIDEOTECA MUNICIPAL DE LISBOA

350 views

Câmara Municipal de Lisboa e a Videoteca Municipal de Lisboa convidam para a sessão de apresentação da 2ª edição do Natura – Festival de Ecocinema de Lisboa, inserida nas comemorações do Dia Mundial do Património Audiovisual que, decorrerá no dia 27 de outubro, às 18h30, na Videoteca (Largo do Calvário, 2).  

 

Para além da apresentação do conceito e linhas gerais da edição do Natura 2025 – Festival de Ecocinema de Lisboa, que visa promover a reflexão, discussão e disseminação de temáticas ligadas às questões do meio ambiente (fauna, flora, sustentabilidade, memória ambiental, património natural, ativismo ambiental, equidade animal, entre outras) relacionadas com a cidade de Lisboa, este dia será preenchido com um programa cultural pensado para todos e de entrada livre 

 

A performance Memorandum II a partir de Naga por Pedro Ramos da Ordem do O, uma peça criada a partir do encontro do Corpo com espaços singulares da floresta, propondo um novo olhar sobre o animismo, é uma das propostas para este dia, seguindo-se uma conversa com Pedro Ramos (um dos participantes da primeira edição em 2020), João Reis (ator e encenador e anfitrião da série documental Planeta A – Cidades Sustentáveis), contando com a moderação de Ilda Teresa Castro, programadora do Natura 2025 – Festival de Ecocinema de Lisboa. Por último, será ainda exibido o filme Isto é Lisboa: Estufa Fria e Jardins (1959, 15’). 

 

Celebrado anualmente no dia 27 de outubro, por decisão da UNESCO em 2005, o Dia Mundial do Património Audiovisual foi criado com o objetivo de consciencializar para a importância da preservação de materiais sonoros e audiovisuais que integram o património dos diferentes países, procurando ainda homenagear o trabalho desenvolvido pelas instituições culturais e pelos profissionais na sua salvaguarda para as gerações futuras.  

 

A Videoteca Municipal de Lisboa associa-se às comemorações deste dia, ciente da importância do envolvimento de todos numa reflexão ativa e participativa que possa contribuir para a preservação do património audiovisual e fílmico.  

O Natura 2025 – Festival de Ecocinema de Lisboa conta ainda com o apoio da Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia.

Mais informações:

https://arquivomunicipal.lisboa.pt/sobre-nos/noticias/detalhe/dia-do-patrimonio-audiovisual

 

Fonte: Direção Municipal de Cultura

Câmara Municipal de Lisboa 

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar