Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para O Teu Rosto Será o Último, de Luís Filipe Rocha, baseado no romance homónimo de João Ricardo Pedro, vencedor do Prémio Leya 2011. Uma história fascinante que, segundo o realizador, toca vários momentos marcantes do percurso do país. Também esta semana chega às salas A Maldição de Romanova, de Hugo Diogo, uma aventura fantástica, inspirada em filmes dos anos de 1980 como As Aventuras de Jack Burton Nas Garras do Mandarim, Os Goonies ou Conta Comigo. De salientar ainda a curta-metragem de Joana Botelho, Coney Island – As Primeiras Vezes, que venceu este ano o Prémio Sophia de Melhor Curta-Metragem Documental, o filme tem exibição exclusiva no Cinema City Alvalade; e Manga d’Terra, de Basil da Cunha, que segue o quotidiano de uma mulher cabo-verdiana em Lisboa.
O Teu Rosto Será o Último
De Luís Filipe Rocha, com José Afonso Pimentel, Madalena Aragão, Rita Durão, Adriano Luz
POR, 2024, 137 min.
A história, desde a infância até à idade adulta, de Duarte, um menino-prodígio no piano, que tem a responsabilidade de levar avante o seu dom. A narrativa segue ao mesmo tempo a vida de uma família portuguesa que conheceu a ditadura, a guerra colonial e a revolução democrática.
A Maldição de Romanova
De Hugo Diogo, com Teresa Gafeira, Maria D’Aires, Gonçalo Norton
POR, 2024, 80 min.
A narrativa acompanha quatro amigos que em criança tentaram resolver o desaparecimento de um dos seus colegas de escola. A investigação leva-os a enfrentar forças inimagináveis, lideradas por uma bruxa, Romanova. Agora, 15 anos mais tarde, os quatro voltam a juntar-se para impedir que o poder de Romanova cresça e se transforme numa força imparável.
Coney Island – As Primeiras Vezes
De Joana Botelho
POR, 2023, 8 min.
Ela viajou três vezes até à última paragem da Linha F do metropolitano. Cada uma como se fosse a primeira vez. Encontrou uma Disneylandia descarnada, só pele, osso e memórias. Lembrou-se de Dorothy e do seu cão também. Sentiu na pele o mar como se tivesse sabor e descobriu novos paladares como quem mergulha na água gelada. Agora, tem medo de que tudo desapareça como uma onda que vai e já não volta. Eu, ao contrário dela, nunca cheguei ao final da Linha F do metropolitano. Mas consigo ver, ouvir, sentir. E vocês?
Manga d’Terra
De Basil da Cunha, com Lucinda Brito, Nunha Gomes, Evandro Pereira
POR/SUI, 2024, 96 min., M/14
Rosa, 20 anos, deixa os dois filhos em Cabo Verde para se instalar em Lisboa, na esperança de lhes oferecer uma vida melhor. Presa entre o assédio de gangsters e a violência policial quotidiana, Rosa tenta encontrar consolo entre as mulheres da comunidade. Mas o seu verdadeiro refúgio é a música.
A Quimera
De Alice Rohrwacher, com Josh O’Connor, Carol Duarte, Vincenzo Nemolato, Alba Rohrwacher
FRA/ITA, 2023, 130 min., M/12
Toda a gente tem a sua quimera, algo que tenta alcançar, mas nunca consegue encontrar. Para o bando de ladrões de túmulos antigos e maravilhas arqueológicas, a Quimera significa a reforma e o sonho da riqueza fácil. Para Arthur, a Quimera parece-se com a mulher que perdeu, Beniamina. Para encontrá-la, Arthur desafia o invisível, procura por toda a parte, entra na terra em busca da porta para a vida depois da morte de que falam os mitos. Numa viagem aventureira entre vivos e mortos, entre florestas e cidades, entre festas e solidões, desenrolam-se os destinos entrelaçados destas personagens, todas em busca da Quimera.
O Auge do Humano 3
De Eduardo Williams, com Bo-Kai Hsu, Meera Nadarasa, Sharika Navamani
ARG/POR/BRA/Países Baixos, 2023, 121 min., M/14
Diferentes grupos de amigos deambulam por um mundo chuvoso, ventoso e escuro. Passam o tempo juntos, a tentar afastar-se dos seus deprimentes trabalhos , a mergulhar constantemente em direção ao mistério de novas possibilidades.
The Watchers – Eles Veem Tudo
De Ishana Night Shyamalan, com Dakota Fanning, Georgina Campbell, Olwen Fouéré
EUA, 2024, 102 min., M/14
Uma artista de 28 anos fica presa numa extensa e isolada floresta no oeste da Irlanda. Quando Mina finalmente encontra abrigo, ela, sem saber, fica presa ao lado de três estranhos que são vigiados e perseguidos por criaturas misteriosas todas as noites. Não os podes ver, mas eles veem tudo.
Bad Boys: Tudo ou Nada
De Adil & Bilall, com Will Smith, Martin Lawrence, Paola Núñez
EUA, 2024, 115 min., M/14
Os Bad Boys estão de volta com a habitual mistura de ação eletrizante e comédia, mas desta vez com uma reviravolta: a dupla de Miami está agora em fuga.
Dragonkeeper – Ping e o Dragão
De Jianping Li, Salvador Simó
CAN/ESP, 2024, 98 min., M/6
Na antiga China imperial, os dragões, que outrora eram sábios aliados dos homens, foram banidos do império, caçados durante anos e aprisionados em masmorras. Numa fortaleza remota na montanha, uma serva ajuda o último dos dragões a escapar e juntos partem numa missão apaixonante para recuperar o tesouro mais precioso: o último ovo de dragão, roubado por um feiticeiro malvado que quer usar o seu potencial mágico para alcançar a imortalidade.
Até 12 de junho de 2024
FONTE: AgendaLx