“Experiências” – Pedro Bento

2189 views

De 18 de novembro a 2 de dezembro de 2023, o Centro das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga, recebe a exposição de escultura “Experiências”, com cerca de trinta peças do escultor Pedro Bento. A exposição conta com esculturas com cerca de vinte anos e outras mais recentes, sendo que a grande maioria foi desenvolvida no último ano, propositadamente para esta mostra. Com materiais muito diversos que vão do gesso ao cimento ou da resina de poliéster ao bronze, o autor balanceia ainda a experiência da fruição entre a austeridade do ferro e a modelação suave de formas pigmentadas. De dimensão natural, na sua maioria, a escultura aqui apresentada é predominantemente intimista. A forma e a cor concorrem para a reflexão e/ou introspecção.

 

Pedro José Bento Gaspar, nasceu em Quiaios em 1973. Estudou em Quiaios e na Escola Dr.ª Cristina Torres na Figueira da Foz. Com 17 anos viajou para Macau onde permaneceu 3 anos, aí tendo trabalhado e concluído os seus estudos secundários no Liceu Infante D. Henrique. Já em Portugal, estudou Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo abandonado o curso no terceiro ano para se matricular em Escultura na ARCA – Escola Universitária das Artes de Coimbra. Após a conclusão da licenciatura em Escultura, fez fotografia profissionalmente e foi professor no Colégio de Quiaios e no Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz. Casado e com dois filhos, actualmente desenvolve a sua actividade profissional em atelier próprio.

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar