11.a edição Jardins Abertos

193 views

A Edição de Primavera 2023 do festival Jardins Abertos decorre nos dois últimos fins de semana do mês – dias 20-21 e 27-28 de maio – uma programação focada na alimentação, com visitas guiadas, oficinas e atividades para famílias. Esta primavera, existe ainda uma novidade: uma festa de abertura, marcada para dia 19 de maio, onde serão oferecidas plantas aromáticas aos participantes.


O festival Jardins Abertos começou com um objetivo simples e direto: a aproximação à Natureza em contexto urbano de forma gratuita e acessível. Os jardins de Lisboa surgem como lugares de promoção de conhecimento e, dessa relação, tal qual uma floresta, crescemos e ficámos conhecidos por abrir os portões dos jardins mais bonitos da cidade, revelando as suas flores, árvores e jardineiros.
 
Este ano falamos de alimentação. De onde vêm e como se produzem alimentos, como identificá-los quando crescem de forma selvagem e espontânea e onde encontrá-los na cidade. Falamos dos vários ciclos da produção agrícola: a colheita, a preservação, a transformação e também do desperdício.

À medida que o nosso sistema de alimentação se torna cada vez mais global e complexo é importante alertar para a urgência de uma transição para sistemas sustentáveis de produção e, assim, ao apresentar soluções criativas e jardins de investigação existentes na cidade de Lisboa, encontraremos caminhos e respostas para o futuro.

Nesta edição, poderão ser visitados espaços de investigação e projetos comunitários, como a Agrofloresta da Bela Flor, a Horta do Alto da Eira, a Raiz Farm e o Permalab – um espaço de investigação e de experimentação de técnicas de permacultura. Poderão também ser visitados jardins especiais como a Estufa Fria de Lisboa, os Jardins do Palácio Fronteira, o Parque Botânico do Monteiro-Mor e um jardim inédito: o Jardim da Casa de São Mamede.
 
O caminho inverte-se. A cidade que invadiu o campo abre-se agora à ocupação verde e torna-se espaço para Semear, Cuidar, Colher e Transformar.
 
A alimentação constitui um tema central no desenvolvimento cultural e é, desde sempre, indissociável da construção de comunidades. É importante destacar que o festival Jardins Abertos é inteiramente gratuito e aberto a todos, para que a nossa comunidade continue a crescer de forma sustentável e informada.

A programação completa está disponível aqui.
Venha visitar os jardins de Lisboa!
Fonte: press.jardinsabertos

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar