‘100 Grandes Vinhos de Portugal’

237 views

Não é um livro qualquer. É uma obra que o nosso país já merecia há muito tempo, de referência, intitulada «100 Grandes Vinhos de Portugal». Editado pela Zest Books, o livro inclui a seleção de vinhos e textos da reconhecida jornalista e crítica de vinho Maria João de Almeida, o design criativo da M&A Creative Agency, e a produção final gráfica da VOX. Publicado separadamente em duas línguas, (português e inglês), os livros terão distribuição nacional e internacional, tendo em vista reforçar a qualidade dos vinhos portugueses, mas também a sua internacionalização. Para fazer os prefácios foram convidadas duas personalidades incontornáveis do sector, a crítica de vinhos inglesa Julia Harding (Master of Wine), e o Presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.

Tal como refere a autora, quem conhece a história e a realidade dos vinhos portugueses sabe bem como a sua qualidade cresceu nos últimos anos. É por isso fácil de imaginar a dificuldade desta escolha dos 100 Grandes Vinhos de Portugal, já que muitos vinhos de grande qualidade ficaram de fora. «Por diversas vezes, vi-me entre a espada e a parede quando tive de optar por este ou por aquele vinho. Mas a vida é mesmo assim, feita de escolhas, e sei que o leque de vinhos escolhidos é motivo de grande orgulho para Portugal», diz Maria João de Almeida.

 

Através desta seleção de brancos, tintos e espumantes, e até de alguns rosés, ficamos a conhecer as histórias de muitos produtores nacionais, a perceber diferentes métodos de produção e a compreender a lógica e as razões de cada enólogo quando fez determinado vinho desta ou daquela forma. Momentos e pensamentos agora partilhados através deste livro, que acumula horas de provas e deliciosas conversas, a maioria delas também ao redor de um copo.

«São muitos anos dedicados ao mundo do vinho. E só com estes anos acumulados me atrevi a pensar num projeto desta natureza, o qual exige um profundo conhecimento da oferta que existe no mercado. Era, sem dúvida, um livro que fazia falta. Já somos visíveis internacionalmente, os profissionais do setor já reconhecem grande qualidade aos nossos vinhos, mas ainda há um grande trabalho a fazer junto do grande público», afirma Maria João de Almeida. E remata «A ideia que tem de prevalecer junto do consumidor a nível mundial não é o preço barato dos nossos vinhos, é a nossa qualidade. Uma qualidade aqui representada por vinhos premium e topo de gama que resultam dos nossos terroirs tão genuínos e de muitas das nossas castas».

 

A ideia de fotografar garrafas com um objeto que contasse a história do produtor, de uma região ou das suas castas partiu da autora, que não teve dúvidas em desafiar a M&A Creative Agency para o produzir. «O projeto que nos foi apresentado só poderia dar origem a um livro marcante esteticamente. Tinha de se criar um conceito visual distinto, por isso nos empenhámos aprofundadamente em fazer deste livro uma obra de arte, uma edição memorável» afirma Luís Marques, CEO da M&A Creative Agency.

 

«Há anos que a Zest Books se assume como uma editora especializada nas áreas do vinho, da gastronomia e do turismo e, depois de estudar o mercado achámos que faltava no nosso país uma obra marcante como esta, que perdurasse. A Maria João era a pessoa certa para o escrever, e toda a equipa trabalhou em conjunto para este projeto dar certo. Estamos muito orgulhosos do resultado final, não tenho dúvidas que vai dar que falar», afirma Nuno Seabra Lopes, editor da Zest Books.

O livro foi lançado no dia 12 de novembro, no Altis Grand Hotel, e poderá ser adquirido através do site da Zest Books www.zestbooks.pt ou nas livrarias (PVP 70,00€).

 

Fonte: chefsagency.net

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar