Artigo

Woyzeck Georg Büchner/ Comuna/ João Mota

Considerava com acerto o grande romancista Eduardo Galeano que, “nos intervalos da sua vida fugitiva, Büchner escreveu, com um século de antecipação, as obras que fundariam o teatro moderno”. Entre elas, está Woyzeck (1837), sucessora de A Morte de Danton (1835) e Leôncio e Lena (1836), a peça inacabada a que o jovem autor de 23 anos se dedicava quando, atingido pela febre tifoide, viu terminada “tanta vida em tão pouco tempo”.

Ao longo de várias cenas curtas e fragmentadas, Büchner conta a história do soldado Franz Woyzeck, órfão de pai e mãe, ajudante numa fábrica de perucas, que para escapar à fome se alista no exército. Pela vida coleciona todo o tipo de agruras, sofre infidelidades e abusos morais que culminam na loucura e no assassínio.

A triste vida do soldado Woyzeck pelo génio “apaixonadamente humano, politicamente rebelde” de Büchner, tal como Stanley Kauffmann o caracterizou, regressa agora aos palcos portuguesas numa encenação de João Mota, naquele que é o espetáculo de encerramento das celebrações dos 50 anos da Comuna Teatro de Pesquisa. [texto: Frederico Bernardino /Agenda Cultural de Lisboa]

Informações e reservas: reservas@comunateatropesquisa.pt

Ficha técnica:

Comuna Teatro de Pesquisa. Georg Büchner, texto; João Mota, encenação; Almeno Gonçalves, Carlos Paulo, Francisco Pereira de Almeida, Gonçalo Botelho, Hugo Franco, João Grosso, Luís Garcia, Maria Ana Filipe, Miguel Sermão, Patrícia Fonseca e Rogério Vale, interpretação.

 

teatro
30 março a 7 maio 2023
qua: 19h; qui: 19h; sex: 21h; sáb: 21h; dom: 16h
Teatro da Comuna
Fonte: AgendaLx
906 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar