Vítor Sobral celebra 12 anos da Tasca da Esquina em São Paulo e reforça o seu papel de embaixador da cozinha portuguesa no Brasil

951 views

O restaurante Tasca da Esquina, o espaço mais português de São Paulo, celebra mais de uma década de sucesso no Brasil. O projeto do chef Vítor Sobral, que abriu as portas em 2011, conquistou o paladar dos brasileiros, apaixonados pela gastronomia portuguesa, e tornou-se num marco da nossa cultura naquele país.

Depois de consolidado em Portugal, o Grupo Vítor Sobral rumou ao Brasil e abriu o primeiro restaurante Esquina no país, em 2011. São Paulo foi a cidade escolhida para acolher aquele que viria a ser um espaço embaixador da gastronomia portuguesa, reconhecido com inúmeros prémios. Os 12 anos desta ligação luso-brasileira são fruto do trabalho do chef Vítor Sobral, que se confessa apaixonado pelo Brasil e pelas influências deste país na nossa cozinha.

“A matriz da minha cozinha é, sem dúvida, a gastronomia tradicional portuguesa, mas reinventada com as influências riquíssimas que os países da lusofonia tiveram e têm para nos oferecer”, explica o chef Vítor Sobral, acrescentando: “A abertura da Tasca da Esquina em São Paulo foi o culminar da ambição de ligar à mesa os dois lados do Atlântico, e de dar a conhecer os nossos produtos, as nossas técnicas e, sobretudo, a nossa cultura de partilha, com os fantásticos petiscos que os portugueses tão bem conhecem.

Com o desejo de mostrar ao Brasil que a cozinha portuguesa era muito mais do que o bacalhau, Vítor Sobral conquistou de imediato o paladar paulista propondo a descoberta de novos sabores com o menu “Fique nas mãos do Chef”. A curiosidade e a confiança dos brasileiros levou-os ao desconhecido, com a criatividade do chef a trabalhar produtos como raia, porco preto, polvo, lula, arroz, tomate, alheira e outros ingredientes expressivas do património gastronómico português.

Na carta, ainda hoje se mantêm os sabores tradicionais, como moelas com pickles, mexilhão de tomatada, bitoque ou açorda de camarão, sem esquecer, obviamente, os pratos de bacalhau, como bacalhau à Brás, bacalhau à Gomes de Sá, bacalhau com natas ou bacalhau no forno, entre outros. A alguns pratos portugueses foram adicionados produtos naturais do Brasil, como a mandioquinha ou castanha-do-pará. A acompanhar, o cliente pode escolher um vinho português, um porto tónico ou até uma sangria.

12 anos volvidos, a Tasca da Esquina em São Paulo mantém a mesma essência e fortalece o conceito com a abertura de um segundo restaurante na cidade, inaugurado em fevereiro deste ano. Este novo espaço reforça a presença do Grupo Vítor Sobral no Brasil ao mesmo tempo que consolida também o negócio em Portugal, com a forte aposta em turistas brasileiros de passagem pelo nosso país.

Quando este projeto surgiu, foi pensado sobretudo para as características da cidade de São Paulo, com receitas clássicas das tradicionais tabernas portuguesas, como petiscos na grelha, fritos e conservas, servidos em porções de partilha. Mais do que um restaurante, as Tascas da Esquina, seja em Portugal ou no Brasil, são espaços de convívio. O nosso crescimento e a solidez com que celebramos estes 12 anos são a prova de que este conceito foi bem acolhido e de que os brasileiros gostam da nossa cozinha e procuram, cada vez mais, locais onde a possam descobrir”, comenta o Chef Vítor Sobral.

Para a celebração deste aniversário, vai decorrer um jantar especial no dia 27 de julho, na Tasca da Esquina nos Jardins, em São Paulo, com um menu sugerido por três chefs brasileiras amigas de Vítor Sobral, de regiões com maior influência das técnicas portuguesas no Brasil: Flavia Quaresma (Rio de Janeiro), Monica Rangel (Minas Gerais) e Teresa Paim (Bahia).

A equipa da Tasca da Esquina no Brasil é composta por Vítor Sobral, o empresário da restauração Edrey Momo, e outros quatro empresários de distintas áreas, todos com um elo em comum: a paixão pela gastronomia.

Informações úteis

Morada: Alameda Itu, 225, Jardins, São Paulo, Brasil

Horários: Ter. a Sex., 12h00 – 15h00 / 19h00 – 23h00; Sáb., 12h00 – 17h00 / 19h00 – 23h00; Dom., 12h00 – 17h00

Reservas: gerencia@tascadasesquina.com.br | +55 113141-1149

 

 

Sobre a Tasca da Esquina São Paulo

De portas abertas em Lisboa desde 2011, a Tasca da Esquina em São Paulo é mais do que um espaço onde se pode degustar os sabores portugueses. A Tasca da Esquina tornou-se um marco no Brasil onde Vítor Sobral, Hugo Nascimento e Luís Espadana reinventam a cozinha portuguesa.

 

Este é um projeto nascido das mãos destes três Chefs que, tendo a portugalidade como fonte de inspiração, encaram com seriedade a perfeita combinação dos alimentos e a preservação do seu sabor natural. Considerada uma tasca moderna de petiscos, os menus surgem das memórias dos cozinhados da Avó, da Mãe e da Tia, que são depois temperados com o conhecimento da cozinha moderna, muitos anos de experiência e uma boa dose de criatividade. Uma cozinha com sentimento que pretende surpreender todos os que decidam visitar o espaço, num ambiente informal e descontraído, onde o prazer de estar à mesa ganha um novo sentido. Em fevereiro de 2023, Vítor Sobral abre o segundo restaurante Tasca da Esquina na cidade de São Paulo, desta vez nos Pinheiros.

Sobre o Chef Vítor Sobral

Com 56 anos e 36 de experiência como cozinheiro, Vítor Sobral coordenada atualmente a Lota da Esquina, em Cascais, a Tasca da Esquina, a Taberna da Esquina e as 4 padarias Pão da Esquina, em Lisboa, e 2 restaurantes Tasca da Esquina em São Paulo, Brasil.

Dono de um longo currículo de experiência como cozinheiro, e autor e coautor de mais de 20 livros, o prestigiado cozinheiro, professor e consultor Vítor Sobral é uma das grandes referências e autoridades da gastronomia portuguesa. Entre as suas publicações estão os livros “As Minhas Receitas de Bacalhau”, “Petiscos da Esquina” ou “Receitas lá de Casa”.

Agraciado com inúmeros prémios, destaca-se o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído, em 2006, pelo Presidente da República Jorge Sampaio, pelo seu desempenho e defesa dos sabores nacionais. Foi também laureado com o prémio Mais Alentejo pela sua excelência gastronómica. No Brasil, recebeu o Diploma de Gratidão pela Câmara Municipal de São Paulo pelos serviços prestados à comunidade.

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar