Vinho Encontro 1 vence “Escolha do Mercado Brancos de Portugal 2024”

700 views

A colheita de 2015 do vinho branco Encontro 1, produzida no coração da Bairrada na Quinta do Encontro, acaba de receber um “Grande Prémio” e ser eleita “A Escolha do Mercado” no concurso “Brancos de Portugal 2024”, promovido pela revista Grandes Escolhas que, anualmente, elege os melhores nesta categoria.

“Este reconhecimento, que muito nos orgulha, vem comprovar que é possível produzirem-se vinhos excecionais na Bairrada, com elevado potencial de guarda e boa evolução em garrafa, como é o caso deste monocasta branco 100% Arinto, que espelha bem o solo que lhe dá chão e o ADN da Quinta do Encontro, enquanto marca de referência da região”, refere Nuno Abreu, diretor comercial e de marketing da Global Wines.

A 5.ª edição deste concurso nacional contou com uma participação recorde, com cerca de 600 referências que foram avaliadas por mais de cinco dezenas de jurados, profissionais experientes no setor, sobretudo nas áreas do retalho e canal HORECA. “Um 100% Arinto, fermentado em barrica, o tempo de garrafa fez-lhe muito bem, estando agora em óptimo momento de prova. As notas especiadas da madeira mostram-se perfeitamente integradas com a fruta branca e leve vegetal ao fundo. Prova de boca larga e untuosa, termina com muita garra e presença.”, destaca o júri desta competição que reconhece o que de melhor se faz em Portugal.

A proximidade ao mar e o clima tipicamente atlântico são as condições perfeitas para produzir Encontro 1, que venceu na categoria C (PVP superior a 15 euros). De aspeto cristalino, tem cor citrina intensa com ligeiros tons esverdeados. O aroma é complexo e distinto e no sabor apresenta-se frutado, fresco, notório volume de boca, elegante e harmonioso. Acompanha bem charcutaria diversa, peixes de confeção estruturada, carnes brancas, grelhadas ou no forno, carnes vermelhas grelhadas e queijos macios.

Perfeito para brindar aos encontros felizes, Encontro 1 deve ser consumido a 10ºC, para ser apreciado na perfeição. Com PVP de 37 euros, pode ser adquirido aqui (https://1990.wine/produto/encontro-1-branco-2015/) ou em lojas especializadas e garrafeiras, em todo o país.

De salientar que este vinho da Quinta do Encontro tem arrecadado outros importantes reconhecimentos, nacional e internacionalmente, designadamente 90 pontos atribuídos pelo reputado crítico Robert Parker, o que eleva o patamar dos vinhos produzidos na pequena região da Bairrada, situada na Beira Litoral, entre Águeda e Coimbra.

Sobre a Quinta do Encontro

Conhecida em toda a região pela sua imponente adega arquitetónica, projetada pelo arquiteto Pedro Mateus, a Quinta do Encontro é um marco incontornável na Bairrada. Autenticada, ao longo dos anos, pela qualidade e variedade dos espumantes e vinhos tranquilos que apresenta, é uma referência de savoir faire que surpreende sempre em cada garrafa, evidenciando uma abordagem distinta no seio desta região vitivinícola.

 

Situada no coração da Bairrada, a meia distância das Serras do Caramulo, do Buçaco e do mar, a Quinta do Encontro é uma adega marcante e inovadora, que une a paixão pelos vinhos à arquitetura e conta com um moderno restaurante, a par de um espaço pensado exclusivamente para eventos, com janelas emolduradas pelas montanhas e vinhedos ao redor.

Sobre a Global Wines

Fundada no Dão em 1990, a Global Wines é uma empresa produtora de vinhos, 100% portuguesa, reconhecida pelos principais críticos mundiais. Presente em mais de 40 países, nos cinco continentes, tem também vinhas nas regiões da Bairrada e do Alentejo e um portfólio constituído por mais de 150 referências. Adicionalmente, o grupo detém ainda duas empresas no Brasil, uma dedicada à produção e outra à distribuição de vinhos.

As marcas de maior relevo são Cabriz, líder do Dão e a mais vendida em todo o mundo da região; Casa de Santar, incontornável na produção de vinhos em Portugal e onde se encontra a célebre Vinha dos Amores, de onde provêm vinhos e espumantes distinguidos pela crítica como os melhores em Portugal; e Paço dos Cunhas, cuja Vinha do Contador produz um dos vinhos portugueses de maior referência. No interior alentejano, a Herdade do Monte da Cal e na Bairrada, a Quinta do Encontro, produzem vinhos que espelham o solo, clima e castas de cada uma destas regiões.

Integram este grupo vitivinícola cinco espaços de enoturismo, estando disponíveis para visita duas adegas, Casa de Santar e Quinta do Encontro, e três restaurantes, Quinta de Cabriz, em Carregal do Sal, Paço dos Cunhas, em Nelas, e Quinta do Encontro, na Anadia.

 

 

Fonte: Globalwines

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar