“UTAD International Day” expõe “Apilarnos”

59 views

O “UTAD International Day” servirá de mote à conceção da mostra “Apilarnos”, da autoria de Carlos Ortega García. Trata-se de uma manifestação artística que explora a simbiose íntimo-social, fundindo identidades e latitudes. A 15 de maio, poderá ser visitada no jardim “As Idades do Homem” (contíguo à Capela do Espírito Santo) e até percorrida com o artista colombiano. 

 

Em ‘Apilarnos’, procuro aproveitar suportes e materiais não convencionais para dar forma a uma opção artística, recorrendo também à participação comunitária. No fundo, é trabalhar para a comunidade a partir da aprendizagem encontrada no ambiente académico. Por isso, aquela habilidade meticulosa de representar as coisas de forma realista é preterida para ensinar ao outro a liberdade de interpretar, de comunicar ou simplesmente de fazer parte de algo”, explica.

 

Professor no Departamento de Diseño da Universidad del Valle [Cali, Colômbia], Carlos Ortega García é doutorando em Ciências da Cultura na UTAD, um grau académico que quer juntar aos mestrados em História e em Artes Plásticas e Visuais. “Chegar a um novo ambiente cultural implica um processo de adaptação e a Universidade não é apenas um aspeto académico ou um edifício, é um resultado sociocultural. A interação com outras pessoas abre múltiplas possibilidades de ser, de facilitar a experiência de se tornar uma comunidade e de abraçar a ideia de um todo dentro de cada um de nós”, explica.

 

Esta intricada teia de relações conduz à vivência de momentos fantásticos e de outros que “são testes para questionar quem somos, para identificar as nossas forças e fraquezas, para ajudar a planear e motivar as expectativas que temos do nosso mundo e/ou dos nossos sonhos”. Apaixonado pelo desenho e pela pintura, Carlos Ortega García cria projetos que sejam “um espaço de diálogo entre o quotidiano, o histórico da pessoa e a expressão plástica”. Do desenho à tela quase (in)transmissível, “Apilarnos” será prova dessa visão global e intimista no “UTAD International Day”.

 

Fonte: utad.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar