«A menina que queria salvar os livros» de Klaus Hagerup e Lisa Aisato
UM LIVRO PARA CRIANÇAS QUE NÃO GOSTAM DE LER
Indicar um livro a crianças que nos dizem não gostar de ler, quase parece um paradoxo.
Quando pensamos em formas de incentivar e promover o amor aos livros, nem sempre somos bem-sucedidos, sobretudo, quando o público são crianças aparentemente desinteressadas.
Um dos principais entraves a uma promoção saudável à leitura passa por dirigir à criança um senso de dever e obrigatoriedade ao invés do prazer associado a um bom livro. Só aqui já estamos perante dois caminhos completamente opostos: é possível associar obrigatoriedade a prazer? Creio que não. O prazer, sobretudo quando falamos sobre livros, requer uma predisposição genuína, uma vontade que é própria, nunca imposta.
Por isso mesmo, e nesta fase recente de regresso à escola, destaco o livro «A menina que queria salvar os livros» de Klaus Hagerup com ilustrações de Lisa Aisato.
Esta é a história de Anna, uma menina com 10 anos e que adora ler na biblioteca. Quando, através da bibliotecária, descobre que os livros que ninguém lê são destruídos, a aventura para os salvar começa. O seu desfecho passará por descobrir a página desaparecida de um determinado livro.
Se há característica que veste toda e qualquer criança, é a curiosidade. Sabemos também que o encanto se transmite por contágio. Jamais poderemos incitar o amor por algo se, do nosso lado, esse amor não existe. Desta forma, para pais e filhos, este livro pode ser um desafio de introdução à leitura. Repare, a Anna tem um enigma. O vosso filho terá curiosidade. E vocês, pais dedicados, a desenvoltura para, em conjunto, encontrarem uma belíssima resposta, daquelas que ficam para a vida toda.
Faça o favor de ler.
Por Denise Rolo
Editor: Nuvem de Tinta
Páginas: 60
Idade recomendada: 6 a10 anos