A TRAÇA – Mostra de Filmes de Arquivos Familiares regressa para a 3.ª edição. Este projeto de recolha, estudo e exposição de filmes de família, promovido pelo Arquivo Municipal/Videoteca da Câmara Municipal de Lisboa, assenta em duas questões: o território, tratado a partir da história da sua habitação, e o arquivo, cujos limites procura expandir. Esta última questão desenvolve-se através da recolha de filmes de família que, pelo seu caráter privado, não têm um lugar certo na história do cinema. Posteriormente criadores de diferentes áreas artísticas são convidados a pensar novos objetos a partir dos filmes de família recolhidos.
A TRAÇA procura assim abrir o arquivo e pô-lo em movimento, devolvendo-o ao território da cidade. Este ano a mostra apresenta um novo formato que propõe dois itinerários, um físico e outro digital, a partir dos percursos históricos e quotidianos que ligam as populações das freguesias de Marvila e Alvalade.
Através do site do evento é diariamente lançado um novo percurso disponibilizado em formato vídeo, fotografia, texto ou outro, sempre associado aos locais mencionados. O percurso físico é marcado pela exposição MURAL que decorre em dois espaços públicos de Marvila e Alvalade. São muitos os nomes que participam este ano no Traça, entre eles estão Margarida Cardoso, Jorge Silva Melo, Catarina Alves Costa, Sofia Dinger e Vítor Roriz.
Mais informação aqui
Decorre entre as freguesias de Marvila e Alvalade.
Fonte Agendalx