Segredos de Lisboa

1500 views

Observatório Astronómico de Lisboa

O Observatório Astronómico da Tapada da Ajuda surgiu no século XIX para resolver uma discussão cientí ca entre dois astrónomos, um Francês (Hervè Faye) e um alemão (Christian Peters), sobre a paralaxe de uma estrela pertencente a constelação da Ursa Maior.

Para resolver o assunto, os dois astrónomos teriam de realizar observações em Lisboa, único local do continen- te Europeu onde se poderia observar correctamente a estrela.

Foi assim que, ainda no reino de D. Pedro V, se iniciaram os trabalhos para a construcção do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Hoje em dia, o observatório ali continua, no que é o campus do Instituto Superior de Agronomia (ISA), pertence à Universidade de Lisboa, e está aberto para observações por marcação e visitas guiadas.

No último Sábado de cada mês, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), em pareceria com o Plane- tário Calouste Gulbenkian, organiza as “Noites no Observatório”, que constam de uma pequena palestra dada por um investigador do IA e observações do céu nocturno com telescópios.
Um segredo para um bom programa de Sábado à noite com céu limpo.

Texto e Fotografia por Francisco Duarte Coelho

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar