O Arquivo Municipal de Lisboa inaugura no próximo dia 4 de abril, a exposição “Saudade de Pedra” de Jorge Guerra (Lisboa, 1936), nome incontornável na história da fotografia portuguesa e canadiana.
Esta exposição que irá decorrer na rua da Palma 246, até ao dia 29 de junho de 2019, traz a público um conjunto de 100 fotografias a preto e branco realizadas no final de 1966 e principio de 1967, numa curta passagem do autor por Lisboa. São imagens nostálgicas que reflectem uma sensibilidade humanista, que possibilitaram um reconhecimento e contextualização do seu trabalho ao nível nacional e internacional.
Jorge Guerra irá estar em Lisboa durante um curto período de tempo, que abrange a inaugauração da exposição e uma conferência aberta ao público que terá lugar no dia 9 de abril, pelas18h30. Neste dia será lançado o catálogo da referida exposição que conta com textos de Jorge Calado.
No sentido de apresentar este trabalho aos jornalistas antes da inauguração, vimos por este meio aferir a vossa disponibilidade para estarem presentes numa conferência de imprensa, a realizar no dia 01 de abril, pelas 15h00 no Arquivo Fotográfico, na rua da Palma. 246, onde Jorge Guerra e o curador da exposição, José Luis Neto, estarão disponíveis para responder às vossas questões.
Atempadamente iremos enviar informação mais detalhada (nota de imprensa e imagens). Aguardamos confirmação da vossa presença via e-mail ou telefone, até ao próximo dia 26 de março.
«É o povo que faz a fotografia de Jorge Guerra. A paisagem é humana, e a arquitectura, a das relações entre amigos, vizinhos ou transeuntes à solta. É fotografia de rua, mas sem carroças nem automóveis. A tónica está na forma como as pessoas se relacionam (ou não) umas com as outras. Há corpos solitários, mas também encontros e desencontros fortuitos, mendigos, vendedeiras e transacções ambulantes. Nos jardins e miradouros, acumulam-se os velhos reformados à espera que o tempo corra.»
Excerto do texto Corpos Urbanos de Jorge Calado
Saber mais: http://arquivomunicipal.cm-
Fonte: Arquivo Municipal de Lisboa