Romance vencedor do Prémio Strega

Romance vencedor do Prémio Strega, «A Idade Frágil», de Donatella Di Pietrantonio

641 views

A LeYa/ ASA publica, a 12 de novembro, o romance vencedor do Prémio Strega – o mais importante galardão literário italiano: A Idade Frágil, de Donatella di Pietrantonio. Romance inspirado por um crime real que ocorreu em Abruzzo, terra natal da autora, A Idade Frágil aborda o relacionamento entre mãe e filha durante uma pandemia e também a questão da violência de género.

Escritora italiana cuja obra já conquistou o público e a crítica mundiais, estando publicada em 35 países, Donatella di Pietrantonio, de 62 anos, é já considerada “a nova Elena Ferrante”. A propósito deste seu premiado novo romance, a autora afirmou: “Prometo que usarei a minha voz escrita e oral para defender os direitos pelos quais a minha geração de mulheres lutou arduamente e que hoje já não podem ser considerados garantidos”.

Aclamado pela crítica, A Idade Frágil foi considerado “Um hino à força só possível através da literatura.” (L’ESPRESSO); “Um romance intenso e preciso, em que os planos temporais se entrelaçam e alteram o olhar, e em que as mulheres lutam contra uma força brutal e antiga (‘o homem no campo, a mulher em casa’). Aqui estão todos juntos: o passado sombrio do mundo, mas também o presente, cada vez menos frágil.” (Il Foglio) Segundo o jornal La Repubblica, “Di Pietrantonio recria neste romance um acontecimento real que abalou a Itália nos anos 90, e fá-lo com uma prosa que cativa, páginas que se podem ler em apneia e uma voz seca e pulsante”.

Em Milão, Amanda apanha um comboio e regressa a casa e à aldeia que despreza. Assim que chega, a mãe percebe que algo se passou. Quando se mudou para Milão, Amanda tinha nos olhos as luzes da cidade e no coração uma alegria sem fim. Agora, quase não fala, fecha-se no quarto e parece amedrontada. Lucia gostaria de manter a filha a salvo de tudo, mesmo correndo o risco de a sufocar, mas há um segredo que não pode continuar a esconder-lhe. Pois Lucia conhece bem o medo de Amanda, ela própria o sentiu décadas antes. Os anos passaram mas em Dente del Lupo, num dos terrenos da família, ainda é possível ver as ruínas do parque de campismo onde aconteceu uma tragédia. Nessa noite, uma multidão reuniu-se em Dente del Lupo. Também Lucia estava lá. Foi a noite em que três raparigas desapareceram e a inocência dela se perdeu para sempre.

Donatella di Pietrantonio vive em Penne, Itália. Dentista pediátrica de formação, dedica-se à escrita desde a infância. A sua obra já conquistou o público e a crítica mundiais, estando publicada em 35 países. Já lançado pela ASA está o seu terceiro romance, A Filha Devolvida (L’Arminuta), galardoado com o Prémio Campiello, o Prémio Napoli e o Prémio Alassio, tendo vendido mais de 150 mil exemplares só em Itália e sido adaptado ao cinema em 2021. Junto com Monica Zapelli, ganhou o Prémio David di Donatello de Melhor Argumento Original do filme L’Arminuta, dirigido por Giuseppe Bonito. Em 2020, publicou Borgo Sud, finalista do Prémio Strega 2021. A Idade Frágil, o seu romance mais recente, foi galardoado com o Prémio Strega 2024, depois de ter vencido o Prémio Strega Giovani, cujo júri é constituído por adolescentes entre 16 e 18 anos de mais de cem escolas secundárias.

Traduzido por Ana Cláudia Santos, A Idade Frágil chega às livrarias a 12 de novembro numa edição da LeYa/ ASA com 240 páginas e um PVP de €18,60. O livro está disponível em pré-venda online.

Fonte: LeYa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar