Quinta de Lemos convida a experienciar a essência das vindimas no Dão

183 views

Nos primeiros dias de setembro, a Quinta de Lemos abre as portas a todos aqueles que pretendam viver esta tradição e desfrutar das paisagens vinhateiras únicas desta região.

Na Quinta de Lemos, produtor de vinho de carácter singular na região vinhateira do Dão, já se iniciaram os preparativos para as vindimas. Os primeiros dias de setembro trazem consigo este ritual que encerra em si as tradições da família Lemos e o convívio com quem visita a quinta nesta época, naquela que é a região demarcada de vinhos de mesa mais antiga do país. Para celebrar a fase das vindimas, a Quinta de Lemos volta a receber visitantes e entusiastas que queiram participar na arte da apanha da uva e viver toda a experiência das vindimas num projecto vínico único em Portugal, pautado pela premissa de qualidade que a família Lemos tem como fio condutor em todas as suas áreas de negócio.

Mas não é só nas vinhas que se desfruta deste ritual tão marcante no nosso país. O programa da Quinta de Lemos complementa esta arte com uma visita guiada e uma prova de vinhos acompanhada por petiscos, tal como a pisa do lagar*.

A experiência das vindimas na Quinta de Lemos conjuga a tradição da apanha da uva e a pisa do lagar com o encanto da tranquilidade das paisagens do Dão, numa harmonia perfeita entre o contacto com a terra e o saber da nossa equipa, focada na criação de vinhos exclusivos, feitos a partir de castas autóctones da região , realça Hugo Chaves, enólogo da Quinta de Lemos.

A experiência das vindimas na Quinta de Lemos está disponível durante o mês de setembro, de 2º a 6ª feira, em dois horários por dia: das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30. As reservas devem ser feitas até 48 horas de antecedência, para um grupo mínimo de 2 pessoas e máximo de 6 pessoas.

O programa tem um custo de 100€/adulto, 50€/crianças dos 13-18 anos, sendo que crianças até aos 12 anos não pagam.

Esta é igualmente uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho do produtor na valorização das castas e dos vinhos desta região, cada vez mais apreciados a nível nacional e internacional, tal como a oferta gastronómica de excelência do restaurante Mesa de Lemos, inserido na Quinta de Lemos e o único com uma estrela Michelin na região centro de Portugal. A cargo do chef Diogo Rocha, privilegia-se a gastronomia de sazonalidade e sustentabilidade, com o respeito máximo pela origem do produto e os sabores genuínos, num projeto de matriz regional que reflete a cultura de excelência da marca. À mesa, o pairing é feito com os vinhos e o azeite Quinta de Lemos, com a assinatura do enólogo Hugo Chaves. Premiado sete vezes com o “Garfo de Ouro”, atribuído pelo Guia Boa Cama Boa Mesa (cujo objetivo passa por destacar os melhores projetos na área da hotelaria, restauração e chefs), o Mesa de Lemos é a sugestão ideal para completar a experiência de quem quer desfrutar dos vinhedos e da região.

O restaurante encontra-se no Edifício de Lemos, que figura na shortlist dos prémios internacionais do distinto site de arquitetura ArchDaily, desenhado pelo arquiteto Carvalho Araújo, numa harmonia perfeita com a paisagem granítica, com o interior a cargo de Nini Andrade Silva

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar