O Hangar – Centro de Investigação Artísticas, situado no bairro da Graça, em Lisboa, programa durante as próximas semanas uma série de conversas e ciclos de conferências e traz a Lisboa uma série de pensadores e investigadores portugueses e internacionais para refletir temas como o lugar da mulher na descolonização, a curadoria e a programação cultural, ou o cruzamento entre o cinema experimental e o cinema etnográfico.
Nos próximos dias 29 e 30 de setembro realiza-se a segunda edição dos “Encontros Mulheres nas Descolonizações. Modos de Ver e Saber”, que junta criadores, curadores e investigadores para uma reflexão sobre os olhares, saberes e práticas de mulheres nas libertações e nos processos decoloniais. Com curadoria da professora e investigadora Maria do Carmo Piçarra, ao longo de dois dias este programa propõe-se partir das práticas artísticas, de novos modelos de comunicação e da reflexão sobre os mesmos para questionar “políticas da memória” e identidade, tendo como oradores Gisela Casimiro, Rita Cássia Silva, Livia Sampaio, Ana Naomi de Sousa, Filipa Bossuet, Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca.
Posteriormente, no dia 9 de outubro realiza-se a primeira parte do ciclo Amérika: Gestos Cinematográficos para Reencantar o Mundo, um ciclo de projeções e conversas programado por Raquel Schefer, investigadora, realizadora, programadora e Professora Associada na Universidade Sorbonne Nouvelle. Este programa pretende explorar os cruzamentos entre o cinema experimental e a etnografia, sendo que nesta primeira sessão, intitulada “Um cinema-Tarahumara: os filmes de Raymonde Carasco e Régis Hébraud”, o cineasta Régis Hébraud, companheiro e colaborador constante de Raymonde Carasco, apresentará e comentará alguns dos filmes que realizou com a cineasta francesa. A projecção será seguida de uma conversa aberta ao público entre Régis Hébraud, Raquel Schefer e a investigadora Salomé Lopes Coelho.
Para fechar estas atividades de investigação do Hangar, realiza-se no próximo dia 19 de outubro a conversa “Curating as a Practice of Love” entre o curador e autor Bonaventure Ndikung, diretor-fundador do Savvy Contemporary (Berlim) e Adama Sanneh, cofundador e CEO da Mouleskine Fondation (Milão). Nesta conversa sobre a prática curatorial, pretende-se refletir sobre como as instituições se podem transformar em arenas de discurso crítico e de imaginação sem limites ou como as mesmas poderão funcionar na interação entre o poder e a expressão poética, entre outros temas.
O resultado destes ciclos e conversas, que integram o programa de atividades de investigação do Hangar vão integrar o Q-notes #2, uma publicação que vai ser lançada ainda no decorrer deste ano.
Recordar que está neste momento patente no Hangar a exposição “A Sphere Of Water Orbiting A Star” do coletivo britânico The Otolith Group, com curadoria de Margarida Mendes. Esta exposição, que iria ficar aberta ao público até ao dia 23 de setembro, foi agora prolongada até ao dia 7 de outubro.
Todas estas actividades são de entrada livre. O Hangar – Centro de Investigação Artística está aberto de quarta a sábado das 15h às 19h
AGENDA HANGAR
>>> “A Sphere Of Water Orbiting A Star” de The Otolith Group (exposição)
Curadoria: Margarida Mendes
Até 7 de outubro
>>> Encontro(s) de Mulheres nas Descolonizações. Modos de Ver e Saber. (ciclo de conversas)
Com: Maria do Carmo Piçarra
Datas: 29 e 30 de setembro
>>> Amérika: Gestos Cinematográficos para Reencantar o Mundo (ciclo de projeções e conversa)
Com: Régis Hébraud, Raquel Schefer e Salomé Lopes Coelho
Data: 9 outubro, 18h
>>> Curating as a practice of Love (conversa)
Com: Dr. Bonaventure Soh Bejeng Ndikung e Adama Sanneh
Data: 19 outubro, 19h
>>> Mini:Hangar Art Club – Outubro (workshop para crianças)
Com Batoto Yetu e Petra•Preta | Sara Fonseca da Graça
>> PARTE 1
Espaços da Presença Africana em Lisboa com Batoto Yetu (Tuk Tuk Tour)
Idades: 6 aos 14 anos + Família (1 membro)
Data: 14 de outubro, das 11:00 às 13:00
>> PARTE 2
Artista / Educadora: Petra•Preta | Sara Fonseca da Graça
Idades: 6 aos 14 anos
Data: 21 e 28 de outubro, das 11:00 às 13:00
>>> Art Club – Novembro (workshop para crianças)
Com Melissa Rodrigues
>>> ANTI-KY-THE/RA: Thought Waves and the Anti-Truth of Light (exposição)
do Coletivo Black Quantum Futurism
Inauguração: 2 de novembro
>>> OPEN DAY
Curadora: Cristiana Tejo
Data: 28 de setembro, das 18h às 20h
>> HANGAR BOOKS
– Lançamento do Q-notes #2 (informações sobre escritores e editores no link)
– Participação do Hangar Books no Etceteras – Festival Feminista de design e edição
Hangar – Centro de Investigação Artística
Rua Damasceno Monteiro 12
1170-112 Lisboa
Quarta a sábado | 15h – 19h
entrada livre
Fonte:press.hangarcia