Programa de investigação do Hangar reúne vários investigadores e pensadores portugueses e internacionais

213 views

Hangar – Centro de Investigação Artísticas, situado no bairro da Graça, em Lisboa, programa durante as próximas semanas uma série de conversas e ciclos de conferências e traz a Lisboa uma série de pensadores e investigadores portugueses e internacionais para refletir temas como o lugar da mulher na descolonização, a curadoria e a programação cultural, ou o cruzamento entre o cinema experimental e o cinema etnográfico.

Nos próximos dias 29 e 30 de setembro realiza-se a segunda edição dos “Encontros Mulheres nas Descolonizações. Modos de Ver e Saber”, que junta criadores, curadores e investigadores para uma reflexão sobre os olhares, saberes e práticas de mulheres nas libertações e nos processos decoloniais. Com curadoria da professora e investigadora Maria do Carmo Piçarra, ao longo de dois dias este programa propõe-se partir das práticas artísticas, de novos modelos de comunicação e da reflexão sobre os mesmos para questionar “políticas da memória” e identidade, tendo como oradores Gisela Casimiro, Rita Cássia Silva, Livia Sampaio, Ana Naomi de Sousa, Filipa Bossuet, Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca.

Posteriormente, no dia 9 de outubro realiza-se a primeira parte do ciclo Amérika: Gestos Cinematográficos para Reencantar o Mundo, um ciclo de projeções e conversas programado por Raquel Schefer, investigadora, realizadora, programadora e Professora Associada na Universidade Sorbonne Nouvelle. Este programa pretende explorar os cruzamentos entre o cinema experimental e a etnografia, sendo que nesta primeira sessão, intitulada “Um cinema-Tarahumara: os filmes de Raymonde Carasco e Régis Hébraud”, o cineasta Régis Hébraud, companheiro e colaborador constante de Raymonde Carasco, apresentará e comentará alguns dos filmes que realizou com a cineasta francesa. A projecção será seguida de uma conversa aberta ao público entre Régis Hébraud, Raquel Schefer e a investigadora Salomé Lopes Coelho.

 

Para fechar estas atividades de investigação do Hangar, realiza-se no próximo dia 19 de outubro a conversa “Curating as a Practice of Love” entre o curador e autor Bonaventure Ndikung, diretor-fundador do Savvy Contemporary (Berlim) e Adama Sanneh, cofundador e CEO da Mouleskine Fondation (Milão). Nesta conversa sobre a prática curatorial, pretende-se refletir sobre como as instituições se podem transformar em arenas de discurso crítico e de imaginação sem limites ou como as mesmas poderão funcionar na interação entre o poder e a expressão poética, entre outros temas.

 

O resultado destes ciclos e conversas, que integram o programa de atividades de investigação do Hangar vão integrar o Q-notes #2, uma publicação que vai ser lançada ainda no decorrer deste ano.

Recordar que está neste momento patente no Hangar a exposição “A Sphere Of Water Orbiting A Star” do coletivo britânico The Otolith Group, com curadoria de Margarida Mendes. Esta exposição, que iria ficar aberta ao público até ao dia 23 de setembro, foi agora prolongada até ao dia 7 de outubro.

 

Todas estas actividades são de entrada livre. O Hangar – Centro de Investigação Artística está aberto de quarta a sábado das 15h às 19h

 

AGENDA HANGAR

 

>>> “A Sphere Of Water Orbiting A Star” de The Otolith Group (exposição)

Curadoria: Margarida Mendes

Até 7 de outubro

 

>>> Encontro(s) de Mulheres nas Descolonizações. Modos de Ver e Saber. (ciclo de conversas)
Com: Maria do Carmo Piçarra

Datas: 29 e 30 de setembro

 

>>> Amérika: Gestos Cinematográficos para Reencantar o Mundo (ciclo de projeções e conversa)
Com: Régis Hébraud, Raquel Schefer e Salomé Lopes Coelho

Data: 9 outubro, 18h

 

>>> Curating as a practice of Love (conversa)
Com: Dr. Bonaventure Soh Bejeng Ndikung e Adama Sanneh

Data: 19 outubro, 19h

 

>>> Mini:Hangar Art Club – Outubro (workshop para crianças)
Com Batoto Yetu e Petra•Preta | Sara Fonseca da Graça

>> PARTE 1

Espaços da Presença Africana em Lisboa com Batoto Yetu (Tuk Tuk Tour)

Idades: 6 aos 14 anos + Família (1 membro)

Data: 14 de outubro, das 11:00 às 13:00

>> PARTE 2

Artista / Educadora: Petra•Preta | Sara Fonseca da Graça

Idades: 6 aos 14 anos

Data: 21 e 28 de outubro, das 11:00 às 13:00

 

>>>  Art Club – Novembro (workshop para crianças)
Com Melissa Rodrigues

>>>  ANTI-KY-THE/RA: Thought Waves and the Anti-Truth of Light (exposição)
do Coletivo Black Quantum Futurism

Inauguração: 2 de novembro

 

>>> OPEN DAY

Curadora: Cristiana Tejo

Data: 28 de setembro, das 18h às 20h

 

>> HANGAR BOOKS 
– Lançamento do Q-notes #2  (informações sobre escritores e editores no link)
– Participação do Hangar Books no Etceteras – Festival Feminista de design e edição

 

Hangar – Centro de Investigação Artística

Rua Damasceno Monteiro 12

1170-112 Lisboa

Quarta a sábado | 15h – 19h

entrada livre

 

Fonte:press.hangarcia

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar