Posso resumir meu sentimento em relação a Portugal com uma simples, mas significativa palavra: surpreendente!
Sim, por mais que se saiba que Portugal é um país lindo e rico, cultural e gastronomicamente falando, você não está pronto para o que lá vai encontrar. As cidades portuguesas transpiram história, mas também se mesclam com modernidade. Quem já esteve em Lisboa, sabe o que estou falando.
Para nós brasileiros, colonizados por portugueses, sentimo-nos, ao visitar Portugal, saltando diretamente das páginas dos livros de História, os quais estudamos na escola, para um lugar de sonhos e tradição. Com efeito: estando pela primeira vez em solo lusitano, a sensação que eu vivenciei era a de revisitar um velho conhecido ao desbravar suas ruas, bairros e cidades. A cultura portuguesa é nossa amiga íntima. Estamos unidos por laços históricos.
Isso sem contar o fato de você falar sua própria língua em meio à Europa!
Eu, ainda particularmente, pelo fato de ser torcedora do Clube de futebol Palmeiras, da cidade de São Paulo, dirigido por um técnico português, o Abel Ferreira (que está escrevendo um capítulo de vitórias à parte e sem precedentes na biografia do Clube), posso afirmar que tal fato faz com que nós brasileiros, e palmeirenses, sintamo-nos ainda mais próximos admiradores dos ilustres amigos lusitanos.
E mais: aos 50 anos de idade, após uma longa carreira corporativa no mundo jurídico, decidi viver do que realmente amo: desenhar e escrever. Então, ao homenagear os países que já visitei, decidi desenhar minha portuguesinha com trajes típicos. E eu não poderia deixar de fazê-lo sem o tradicional fundo de azulejos pintados, que desde sempre me fascinaram!
Posso dizer também que minha história com Portugal também não se resume a liames históricos e de viagens, pois já escrevi muitos artigos para a Revista Crescer, de Portugal, uma experiência maravilhosa e rica, bem como recentemente expus uma de minhas obras artísticas em uma galeria de arte, em Leiria.
E agora, tenho o privilégio de escrever para a Revista Bica, onde fui tão bem acolhida ao apresentar minha arte. Gratidão é, sem dúvida, uma outra palavra que resume minha história com Portugal.
Marcella Bisetto é artista plástica digital e escritora
Instagram: @marcellabisetto