PONJA NIKKEI CHEGA A LISBOA E TRAZ SABORES DO PERU COM TÉCNICA JAPONESA: A TRADICIONAL COZINHA NIKKEI

813 views

A melhor fusão da gastronomia tradicional do Peru chega ao Chiado com propostas arrojadas da cozinha nikkei, que junta as tradições japonesas à explosão do paladar com temperos peruanos. Depois do sucesso em Madrid, o Ponja Nikkei abre portas em Lisboa e promete uma incursão à gastronomia deste país da América do Sul.

Depois do sucesso em Madrid, o Grupo Quispe, criado por César Figari e Constanza Rey, aposta agora na capital portuguesa, abrindo as portas do restaurante Ponja Nikkei em pleno Chiado, trazendo consigo o tradicional conceito “nikkei” da gastronomia peruana, que resulta da fusão da essência da cozinha peruana com a perfeição da técnica japonesa.

Esta experiência de alta cozinha nikkei traduz a própria história do país, que remonta à época das emigrações dos japoneses nos finais do séc. XIX que, chegados à América do Sul, adotaram as tradições do novo país incutindo as suas formas de preparação dos alimentos. Ao se depararem com uma extensa variedade de produtos disponíveis neste país dos Trópicos, os “ponjas”, como são carinhosamente chamados os japoneses no Peru (que lido ao contrário lembra a palavra Japón), introduziram técnicas que combinam elementos de ambas as cozinhas, dando origem à cozinha nikkei, uma das mais enraizadas na gastronomia peruana, esta rica em influências oriundas de várias partes do mundo, fruto da colonização e de várias emigrações. É o caso do ceviche tal como o conhecemos hoje, que foi sendo alterado das suas origens indígenas, que usavam um processo de marinada durante horas e que, com a técnica japonesa, passou a ser feito num minuto.

“Acreditamos que a cozinha nikkei é uma das mais surpreendentes fusões de gastronomia do mundo. A cozinha peruana recebeu ao longo dos séculos várias influências externas, o que a torna hoje uma das mais completas e ricas que se pode encontrar. O nosso sonho sempre foi o de levar até outros países estes sabores explosivos que, no caso da tradição nikkei, são combinados com o rigor dos mestres japoneses, para uma verdadeira surpresa do paladar”, refere César Figari, fundador e diretor-geral do Grupo Quispe.

São estas tradições que representam a carta do Ponja Nikkei, localizado em pleno Chiado, com combinações que surpreendem mesmo os mais experimentados amantes de sushi. Com base na carne nacional, peixe da nossa costa e produtos importados do Peru, da carta destacam-se propostas como o Cebiche Clássico ou o Cebiche Nikkei de Atún Rojo, que se complementam com outras sugestões como o Usuzukuri de Hamachi al Ají Amarillo, Maki Ponja, Maki Acebichado, Nigiri de Atún Rojo con Foie, Gyozas Achupetadas de Centollo, Bao de Pulpo Anticuchero, Udón Achupetado ou Shiromi de Lubina Salvaje. Das sobremesas, sobressai o Suspiro Limeño de Chirimoya. Na harmonização, a preferência é para a bebida tradicional Pisco peruano, na variedade Pisco Sour ou Chilcano de Pisco.

Esta fusão japonesa-peruana do Ponja Nikkei – um espaço idealizado por Constanza Rey, que, além de ser cofundadora do Grupo Quispe, é também responsável pela direção criativa – está diariamente a cargo da chef Anahi Diaz. Nascida na Argentina, Anahi Solange Diaz trabalhou 10 anos no Peru, onde se formou, inteirando-se por completo da gastronomia do país. Escolhida para liderar a cozinha do restaurante em Lisboa, trabalha em conjunto com o chef executivo Jeremías Urrutia e uma equipa de peruanos, cuja criatividade é posta à prova todos os dias, com o desenvolvimento de novos molhos e técnicas que permitem incutir o cunho pessoal do restaurante à autenticidade dos sabores tradicionais.

No bar do restaurante, o Pisco Bar, Julio Gallegos, também ele peruano, encarrega-se de preparar as bebidas, desde cocktails com ou sem álcool até uma variedade de sakés ou o tradicional Pisco.

A escolha de Lisboa como segunda cidade na Europa de implementação do Grupo Quispe surgiu de forma orgânica, pensada pela proximidade a Madrid, a qualidade e a frescura dos ingredientes portugueses e na forma como a cidade acolhe outras culturas e novas propostas gastronómicas. Com a promessa de uma das melhores fusões do mundo, Ponja é Nikkei e Nikkei é Peru!

Informações úteis:

Morada: Ponja Nikkei Lisboa – Largo Barão Quintela 1, 1200-016 Lisboa

Telefone: 964 752 105

Reservas: online

Horário:

Aberto de terça-feira a domingo

Almoço: Das 12h30 às 15h30

Jantar: Das 19h30 às 23h30

 

Sobre o Ponja Nikkei

O restaurante Ponja Nikkei é um projeto do Grupo Quispe, que começou a sua aventura em Madrid e que chega a Lisboa em outubro de 2023. O Ponja Nikkei é uma imersão na gastronomia Nikkei, partindo da essência da cozinha peruana: mestiçagem, fusão e a própria história do país. A equipa do Ponja Nikkei é formada por um grupo de jovens chefs peruanos com experiência de trabalho em vários países do mundo, a cargo do chef executivo Jeremías Urrutia, e que, todos os dias, aportam a sua criatividade para incorporar novas criações à proposta do restaurante, trabalhando com um sistema inovador para o desenvolvimento de novos molhos e técnicas. O Ponja Nikkei está situado num dos bairros mais movimentos da capital portuguesa, integrado no Hotel Montebelo Vista Alegre Chiado, apresentando-se como um espaço que apresenta alta gastronomia de fusão peruana-japonesa, combinada com uma carta de cocktails e bebidas tradicionais. A decoração do Ponja Nikkei Lisboa respeita a tipologia do hotel, com detalhes da arquiteta Constanza Rey, co-fundadora do projeto Quispe e responsável pela decoração de todos os espaços do Grupo.

Sobre o Grupo Quispe

O projeto Quispe surge primeiro como uma marca, com um restaurante na ilha espanhola de Formentera, no início em 2017. Posteriormente, o Quispe abre em Madrid e depressa alcança o sucesso, o que permitiu o desenvolvimento de outras marcas como Ponja Nikkei, com a abertura de um espaço também em Madrid, em janeiro de 2021. Esta expansão leva à criação do Grupo Quispe, formado em outubro desse ano, para dar vida ao desenvolvimento do portefólio de marcas próprias, regido pela visão dos fundadores César Figari e Constanza Rey de transmitir a vasta riqueza gastronómica do Peru. O Grupo Quispe é a concretização de um sonho antigo de Cesar Figari, de poder criar o Quispe e, através da sua insígnia, desenvolver a atividade como grupo.

Mas o Quispe não são só negócios. Quispe são as melhores recordações de Lima: um bar de tapas e piscos no coração da cidade. Quispe são os sabores da juventude dos proprietários, os convívios com os amigos em redor de uma mesa e os produtos tão frescos como se acabassem de chegar do mercado de Surquillo. Este é o sonho de uma jovem e criativa família de cozinheiros, que imprimem a sua marca pessoal na carta dos espaços do Grupo Quispe, detentor dos restaurantes em Espanha Quispe Madrid, Ponja Nikkei Madrid, Sillao Chifa Peruano e, agora, Ponja Nikkei Chiado, com a previsão de novas aberturas, como Perro Calato (sanduíches crioulas), Chalaco (bar de ceviches), Bitute (cozinha crioula), entre outros. Cada novo projeto tem a sua própria personalidade, como forma de prestar um tributo à cozinha tão diversificada do Peru e das suas várias influências, que tanto orgulha os fundadores do projeto. A cozinha peruana é uma união de culturas que o Grupo Quispe pretende transmitir, com olhos no futuro, em que cada um dos restaurantes tem uma cozinha única.

 

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar