Os Idiotas estreia-se hoje, em Ourém, com a Odisseia Nacional do D. Maria II

657 views

Os Idiotas, espetáculo criado pela companhia Terceira Pessoa em conjunto com o escritor Miguel Castro Caldas, estreia-se hoje, dia 26 de maio, no Teatro Municipal de Ourém, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.

 

Uma criação de Ana Gil, Miguel Castro Caldas, Nuno Leão e Óscar Silva, com texto de Miguel Castro Caldas, em Os Idiotas um grupo de atores e atrizes junta-se para questionar o seu ofício e a sua existência enquanto agentes do acontecimento teatral. O espetáculo propõe-se assim a pensar o trabalho dos atores e atrizes enquanto motor de experimentação dos binómios ficção/realidade e, consequentemente, performers/público. Uma tentativa de escavar a técnica da representação e problematizar as possibilidades do teatro, do contexto onde o trabalho de ator/atriz se confronta com o que neles se refaz e desfaz, nos limites dos seus corpos e da ficção que constroem e habitam.

 

Os Idiotas é a última criação de uma tetralogia iniciada em 2015 pela Terceira Pessoa, em torno do processo teatral, que põe em causa uma ideia normativa, orgânica ou meramente funcional de “teatro”. Depois de terem refletido sobre o público, o texto e a técnica, a companhia chega agora a Os Idiotas, com o objetivo de pensar sobre o trabalho de ator.

 

Uma produção da Terceira Pessoa, estrutura artística sediada em Castelo Branco, em coprodução com o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro-Cine de Torres Vedras, este espetáculo é a segunda coprodução que o D. Maria II desenvolve em 2023 com companhias sediadas fora do eixo Porto-Lisboa, no âmbito do projeto Odisseia Nacional. Depois de Lear, uma criação do Teatro da Didascália e do Teatro do Bolhão, que esteve em circulação pela região norte do país no primeiro trimestre do ano, Os Idiotas estará em digressão na região centro, em maio e junho. O espetáculo estreia-se hoje, em Ourém, e segue depois em digressão pelo Cartaxo, Celorico da Beira e Viseu.

Fonte: www.tndm.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar