OITTO REFORMULA CARTA A PENSAR NO VERÃO

270 views

O OITTO, o mais recente projecto do chef Carlos Afonso, apresenta a partir de amanhã uma nova carta, pensada para o Verão, e introduzindo pratos mais leves e com notas de frescura. Assente nos melhores ingredientes e numa técnica de precisão, este é um restaurante dedicado à gastronomia portuguesa, tendo como base o respeito pela cultura, tradição e pelos produtos nacionais, sendo o sabor, e a plena harmonização com a carta de bebidas, o foco para a degustação de diversos ingredientes portugueses.

Entre as novidades, destaque para os Cogumelos de Escabeche, um dos pratos mais tradicionais do receituário portugueses, sendo que o escabeche remonta à época da ocupação arábe do Sul da península Ibérica. Entra também outro clássico, a Salada de Polvo com Pimentos Assados, típica salada de polvo, com pimentos, fresca saborosa e cheia de textura, aqui, levemente cozinhada em fogo muito forte e terminada no forno a lenha.

A tradicional Sopa de Peixe, um prato típico português feito um pouco por todo o país, consoante a temporada e o peixe disponível na faina, faz também a sua entrada, bem como o Arroz Malandrinho de Camarão à Portuguesa, que dispensa apresentações, uma visão habitual num restaurante português, com o aroma a sobressair assim que chega a mesa.

Outra solução muito celebrada é a do Arroz de Pato Malandrinho à Chef Carlos, com chouriço de porco alentejano, coentro e laranja, um prato de que ficou amplamente conhecido e associado ao chef, e que lhe valeu uma legião de fãs. Há também uma terrina de Bochecha de Vaca Velha, estufada 4 horas em vinho do porto, e o clássico Bife à Portuguesa, um prato intemporal, muito típico da restauração lisboeta.

Note-se que a carta de cocktails é também muito inspirada nas ervas aromáticas do Alentejo, o que lhe dá surpreendentes notas aromáticas de frescura.

“O nosso conceito passa por ser um restaurante de produtos, receitas e cozinha portuguesa, e isso implica também adequar a carta às diferentes estações. Há muitos produtos sazonais, como o peixe, as sopas e saladas ou os cogumelos, que fazem mais sentido no Verão, e compete-me, como chef, estar atento a isso. Esta nova carta traduz essa adequação, mas sem perder nada em portugalidade”, defende Carlos Afonso, chef do OITTO.

Conceito

O OITTO assume-se como um espaço democrático e acessível, envolvido num ambiente acolhedor, elegante e confortável para que o cliente possa desfrutar das propostas do chef Carlos Afonso em pleno, com um serviço de sala cuidado e profissional. Sofisticado e de áreas amplas, tem uma sala principal com capacidade para 54 pessoas, um bar de barra no piso superior com 12 lugares, e ainda uma esplanada para 20 pessoas, inserida no cosmopolita e famoso Largo do Picadeiro ladeado pelos históricos teatros São Carlos e São Luís.

Experiência à parte, a Mesa do Chef comporta de 8 a 12 pessoas, e permite uma relação mais íntima com este espaço, uma área que pode ser reservada para grupos e ocasiões especiais, como aniversários, reuniões de família ou encontros de amigos.

Partindo da cozinha tradicional portuguesa, o OITTO soube adaptar-se às necessidades do mercado, sem deixar cair as raízes, mas sem medo também de apostar numa cozinha desconstruída. Assim, a carta é baseada em produtos locais e inspirada na gastronomia tradicional portuguesa, mas não lhe falta a interpretação do chef, que aqui aporta toda a sua experiência, todo o seu percurso dentro e fora do país.

Tendo o Atlântico como inspiração, o chef Carlos Afonso faz questão de trazer não só a terra, mas também a costa até à mesa. Assente no respeito pela cultura, tradição e produtos, a relação entre o menu e carta de bebidas assume papel central, salientando sempre os sabores portugueses.

INFORMAÇÕES GERAIS
Morada

Largo do Picadeiro, nº 8A

1200-026 Lisboa

 

Horário
(Encerra à 3ª feira)

18h30 às 00h00

(a cozinha fecha às 23h30)

Reservas –
Telefone – +351 21 040 3199

Email – reservas@OITTO.pt

 

Online

https://www.OITTO.pt/

https://www.instagram.com/OITTOrestaurante/

 

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar