Artigo

«Notas Sobre Ser Homem»: Novo bestseller de Scott Galloway

A LeYa/ Lua de Papel publica, a 23 de junho, Notas Sobre Ser Homem, o novo bestseller do prestigiado professor universitário, empreendedor de sucesso e podcaster Scott Galloway. Bestseller n.º 1 do New York TimesNotas Sobre Ser Homem é um livro de memórias, é um manifesto, é um apelo. A obra surge como uma resposta urgente à crescente crise de isolamento, saúde mental e falta de rumo que afeta os jovens do sexo masculino na atualidadeCruzando dados alarmantes com memórias pessoais, o autor propõe um manifesto que visa resgatar a masculinidade positiva, apresentando soluções práticas e servindo de bússola para homens, pais e educadores no século XXI.

 

Considerado pelo The Times como um autor que “defende um modelo positivo de masculinidade, usando a sua vida como fonte de lições valiosas”, Galloway assina aqui um livro de memórias, um manifesto e um apelo dirigido a pais, mães e filhos.

 

“Tenho uma filha que vive em Chicago e trabalha em relações públicas e outra que está na Universidade da Pensilvânia. O meu filho vive connosco, na cave, e passa o tempo a fumar cigarros eletrónicos e a jogar jogos de vídeo.”

O desabafo é de uma mulher americana. Mas em Portugal o cenário repete-se. As filhas saem-se quase sempre melhor do que os filhos e, quando chegam à faculdade, já vão à frente do pelotão. Ocupam as vagas dos cursos mais cobiçados, como na medicina. Eles vão ficando para trás, sem emprego, sem dinheiro, sem amigos, sem nada para fazer. E, como diz Scott Galloway, “não há nada mais perigoso do que um jovem solitário e destruído.”

O problema da nova geração de homens, da sua falta de rumo e de masculinidade, é um problema de todos. Os dados são alarmantes, desde a incidência da depressão ao número crescente de suicídios (que em Portugal estão agora, na faixa 15-24 anos, no ponto mais alto das últimas décadas).

Galloway, professor e empreendedor, sabe do que fala. O seu pai foi um péssimo exemplo e cedo abandonou o lar; a mãe, doente, morreu muito cedo. Ele cresceu sempre à beira do precipício, da depressão, de uma raiva incontrolável. Sobreviveu quase por milagre, e hoje olha para os dois filhos e pensa: o que posso fazer para os ajudar a serem (bons) homens?

Notas Sobre Ser Homem é um livro de memórias, é um manifesto, é um apelo. É o livro que os pais, mães e filhos deviam ler. Conta histórias, fornece dados, apresenta soluções. Exorta a que os rapazes assumam a ambição, que saiam de casa, que arrisquem, que sejam rejeitados, que insistam. Que saiam da cave, e partam para a luta.

 

Scott Galloway formou‑se em Economia na Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) e concluiu o MBA na UC Berkeley. Trabalhou como analista na Morgan Stanley e em 1992 lançou a Prophet, a primeira de nove empresas que viria a criar. É professor na Stern School of Business e desde 2019 devolve os salários para apoiar aquela instituição. Defensor de uma educação menos elitista, doou milhões de dólares à UCLA e à Universidade de Nova Iorque, destinados a programas de bolsas de estudos para imigrantes. Autor de vários bestsellers, entre os quais The Four e The Algebra of Happiness, fez parte das administrações do grupo de comunicação do New York Times, da Urban Outfitters e da Haas School of Business (UC Berkeley). Tem uma audiência de milhões de pessoas de todo o mundo, graças aos podcasts The Prof G Pod e Pivot, à newsletter No Mercy/ No Malice e ao canal de YouTube The Prof G Show.

Traduzido do inglês por João Carlos Silva, Notas Sobre Ser Homem chega às livrarias a 23 de junho numa edição da LeYa/Lua de Papel com 384 páginas e um PVP de 16,90€.

Fonte: LeYa

459 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar