A Gala do Guia Michelin Portugal & Espanha 2023 decorreu no Palacio de Congresos El Greco em Toledo, Espanha, onde foram reveladas as novas estrelas Michelin. Pelo quarto ano consecutivo, o restaurante Mesa de Lemos, localizado na Quinta de Lemos, em Passos de Silgueiros (Viseu), renova a sua Estrela Michelin, distinção que conquistou pela primeira vez em 2019, pelas mãos do chef executivo Diogo Rocha. Este ano, a grande novidade vai para a conquista da 1ª estrela Verde, uma distinção que premeia os restaurantes que partilham o compromisso da sustentabilidade, com iniciativas que preservam o meio ambiente.
“É com muito orgulho que eu e a minha equipa recebemos estas duas distinções. Somos o terceiro restaurante português a conquistar uma estrela Verde, um reconhecimento do esforço que temos vindo a fazer na defesa do meio ambiente e do espaço em que estamos inseridos. Também a renovação da estrela Michelin valoriza o trabalho feito no Mesa de Lemos em prol da gastronomia portuguesa, com produtos nacionais de alta qualidade, sempre com a preocupação de oferecer aos nossos visitantes uma cozinha com personalidade e de sabores intensos”, comenta o chef Diogo Rocha.
Assente na essência da região, na sazonalidade e sustentabilidade, o Mesa de Lemos apresenta uma proposta gastronómica que privilegia os produtos nacionais, muitos destes produzidos na própria Quinta de Lemos. A atribuição da estrela Verde premeia o uso dos recursos naturais aplicados no restaurante, com a curadoria de chef Diogo Rocha, que defende a preocupação em reduzir ao máximo o impacto ambiental. “Sentimos a necessidade de fazer bem ao território que nos devolverá em qualidade e autenticidade, contribuindo para um melhor resultado na nossa cozinha e no meio em que vivemos. Para isso, acreditamos que é importante contribuir de forma ativa e com todas as medidas possíveis ao nosso alcance”, acrescenta o chef executivo do Mesa de Lemos.
Um dos grandes alicerces da política de sustentabilidade do restaurante Mesa de Lemos é a horta de 2 hectares em regime biológico, com o cultivo de produtos variados que são depois utilizados no Mesa de Lemos. Já o pomar é composto por 160 árvores biológicas de fruto que, em época alta, é conservado e utilizado ao longo do ano para não haver desperdício. “Aquilo que não conseguimos produzir compramos aos produtores locais, biológicos, sempre respeitando a sazonalidade, sendo importante pelo sabor assim como pelo reduzido transporte e as baixas emissões de CO2. A par da nossa preocupação em evitar desperdícios, não recorremos à utilização de alimentos de produção intensiva e desregulada nem de produtos que sejam transportados em grandes viagens. Por isso, quase 100% dos produtos utilizados no nosso restaurante são portugueses”, refere o chef Diogo Rocha.
Também o vinho e o vinagre utilizados na cozinha e vendidos no restaurante são de produção própria, com o recurso a caixas reutilizáveis para o transporte interno. O azeite da Quinta de Lemos é outro dos recursos valiosos do Mesa de Lemos, biológico e produzido com as variedades da região e o respeito pela tradição da região de Viseu. Os peixes da carta são sempre de pesca sustentável e da época, não consumidos em época de defeso, sendo ainda evitados na desova.
Há ainda outros fatores que contribuem para a política verde do restaurante como a reciclagem convencional de papel, vidro e plástico, a reciclagem de óleos e gorduras e das cápsulas de café. As toalhas, guardanapos e atoalhados são eco friendly, produzidos conforme a norma Eko tek – EKO 100 pela Abyss & Habidecor, a empresa têxtil de luxo que está na origem da Quinta de Lemos. A Quinta integra ainda um atelier de cerâmica onde são concebidos pratos e suportes para o restaurante, desenhados pelo chef Diogo Rocha, com a utilização em alguns deles da cinza proveniente das videiras da Quinta de Lemos.
Aberto desde 2014, a criatividade e a qualidade do Mesa de Lemos têm levado o restaurante a ser distinguido com vários prémios, dos quais se destaca a estrela Michelin e a estrela Verde que premeiam também a região do Dão e de Viseu, bem como o próprio país. O Mesa de Lemos é o único restaurante da região centro de Portugal com estrela Michelin e o terceiro em Portuga com estrela Verde.
Fonte: Chefsagency