LISBOA 5L 2023

450 views

Lisboa 5L está de regresso a Lisboa! 

Este ano celebra-se a multiculturalidade e as ligações entre centro e periferias da cidade. De 4 a 7 de maio, nas Bibliotecas Municipais de Lisboa e em vários espaços culturais da cidade. 

4ª edição do Festival Lisboa 5L, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, arranca já no próximo dia 4 de maio, no Palácio Galveias, com uma programação diversificada que inclui debates, homenagens, mesas de autor, cinema, concertos, performances, teatro, oficinas, visitas guiadas, entre outras atividades.

Festival Lisboa 5L convida todos a celebrar a multiculturalidade da cidade de Lisboa e a explorar as ligações afetivas, culturais e sociais que habitam os diferentes territórios, entre centro e periferias, e que a transformam nas muitas Lisboas que Lisboa é. Tomando como ponto de partida o tema “Centro e Fugas”, o Lisboa 5L apresenta uma programação para todas as idades, na maioria gratuitas, privilegiando os espaços, os residentes e as expressões culturais que se manifestam nas diferentes áreas geográficas da cidade de Lisboa, procurando dar visibilidade a novos autores e criadores.

Com direção artística de José Pinho e com uma equipa de curadores composta por António Brito Guterres, Antonio Grassi, Catarina Magro, Isabel Lucas, Joana Pinho, Nuno Artur Silva, Raquel Santos e Rita Marquilhas, o programa estende-se ao longo de quatro dias por vários equipamentos e espaços culturais da cidade.

O Palácio Galveias acolhe a maioria das iniciativas, com um ciclo de cinco debates, onde serão abordadas diferentes perspetivas sobre o multilinguismo, a variação linguística e o nascimento de novas expressões artísticas em contextos multiculturais. Os painéis contam com a presença de Pedro Adão e Silva, Kalaf Epalanga, António Contador, Flávio Almada, Margarida Vale de Gato, Ana Naomi de Sousa, Rui Sousa Silva, Luís Sarmento, André Barata, Carlos Pereira, entre outros convidados.

Esta biblioteca abre ainda as suas portas ao evento Mesas de Autor com convidados de peso, nacionais e estrangeiros, que vêm confirmar a atual vitalidade da produção literária nacional e internacional. Em estreita ligação com o tema deste ano e inspirados pela efervescência cultural lisboeta e de outras metrópoles contemporâneas, as mesas de autor lançam novos diálogos entre o público, os moderadores e autores convidados, como Jokha Alharthi, Taiye Selasi, Ana Bárbara Pedrosa, Paulo Moura, Bruno Vieira Amaral, Victoria Belim, Cândida Pinto, Frederico Pedreira, Susana Moreira Marques, Paulina Chiziane, Javier Cercas, Emicida, Gregorio Duvivier, Nuno Matos Valente, Inês Fonseca Santos, Mélio Tinga, Cláudia Lucas Chéu, entre outros.

Este festival inclui ainda na sua programação: um ciclo de cinema Cinema-Cidadeintegrado no Festival IndieLisboa’23 com a exibição de filmes de realizadores nacionais e estrangeiros com diferentes olhares e perspetivas sobre a realidade de um bairro e das suas comunidades, uma sessão de curtas-metragens apresentada por Ricardo Vieira Lisboa e ainda o ciclo literário Sete Centenários. Este ciclo de homenagem a Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, Mário-Henrique Leiria, Millôr Fernandes, Natália Correia e Urbano Tavares Rodrigues decorrerá em sete livrarias de Lisboa (parceiras deste festival), tendo sido pensadas sete iniciativas para convidados que têm uma ligação forte com estes autores.

programa educativo, por sua vez, inclui teatro e oficinas de formação de alunos e professores em torno da reflexão sobre a linguagem, o multilinguismo e a variação dialetal.

Para além da abordagem reflexiva, literária, cinematográfica e didática, a música, as performances e os itineráriostambém ocupam um lugar de destaque neste festival, demonstrando como os novos géneros, as novas expressões artísticas e as novas criações musicais, trazem para os diferentes territórios, novas realidades, novas relações comunitárias e identitárias e novos começos.

Por último, este festival pretende reforçar a vocação das bibliotecas enquanto espaços multifuncionais ao propor momentos de programação improvável e um diálogo entre artistas convidados e os diferentes públicos, bem como convidar livrarias e editoras a associarem-se com suas leituras, lançamentos e apresentações.

Lisboa 5L – O Festival com Todas as Letras é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa para promover a língua, a literatura, os livros, as livrarias e a leitura na cidade. 

Abertura Oficial: 4 maio, 17h00, Palácio Galveias

Programação disponível em:
www.
lisboa5l.pt

Fonte:

Câmara Municipal de Lisboa

Direção Municipal de Cultura

Núcleo de Comunicação Estratégica

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar