LA LECHUGA

1529 views

Custódia da Igreja de Santo Inácio de Bogotá

20 Jun 2017 a 03 Set 2017

A Custódia da Igreja de Santo Inácio de Bogotá (Colômbia) é um tesouro da arte barroca mundial. Encomendada em 1700, pela Companhia de Jesus do então Novo Reino de Granada, a um ourives local de origem espanhola, José de Galaz, que trabalhou com outros dois ourives, demorou sete anos a ser concluída.

Esta extraordinária obra de arte é conhecida como «La Lechuga» (a alface) devido ao verde intenso gerado pelas 1486 esmeraldas, que brilham ao lado de um fantástico topázio brasileiro, 62 pérolas de Curaçau, 168 ametistas da Índia, 28 diamantes africanos, 13 rubis de Ceilão (Sri Lanka) e uma sara do Reino de Sião (hoje, Tailândia); um total de 1759 pedras preciosas de altíssima qualidade, encastradas numa peça de ouro de 18 quilates.

A Custódia representa um sol, encimado por uma cruz, cujos 22 raios terminam noutros sois, mais pequenos. Decorado com folhas de videira e cachos de uvas, símbolos de Cristo e da Eucaristia, o astro é sustentado por um anjo, gura emblemática da evangelização da Companhia de Jesus na América. Na base da custódia, de oito lóbulos, surgem de novo uvas e parras, entre as decorativas folhas de acanto, e algumas guras zoomórcas intercaladas com querubins.

Lendas e mitos envolvem «La Lechuga», tentando adivinhar o seu paradeiro nas várias vezes em que os membros da Companhia de Jesus foram expulsos de terras colombianas e as razões porque sobreviveu às lutas independentistas. «Desaparecida» durante muitos anos, só quando os bens conscados foram devolvidos aos jesuítas, no nal do século XIX, «La Lechuga» voltou à Igreja de Santo Inácio de Bogotá, onde podia ser admirada durante algumas celebrações solenes.

Em 1985, o Banco de La República de Colômbia comprou a custódia à Companhia de Jesus, que para isso teve de pedir autorização à Santa Sé. Encontra-se, desde então, exposta no Museo de Arte del Banco de la República, em Bogotá. Saiu do país pela primeira vez em 2015, para ser exposta no Museo del Prado, inserida no programa paralelo organizado pelo país convidado da ARCOmadrid, a Colômbia, coincidindo com a visita a Espanha do Chefe do Estado daquele país.

 

Fonte: museudearteantiga.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar