João Gil

544 views

Depois de 5 noites lotadas em Lisboa, João Gil leva “Caixa de Luz” ao Porto e convida Tatanka, Miguel Araújo, Tiago Nacarato, Rui Reininho e Vozes da Rádio

No regresso aos espectáculos, o Capitólio, em Lisboa, recebeu entre os dias 12 e 16 de Maio, o espectáculo “Caixa de Luz” com assinatura de João Gil e a participação especial dos seus 5 convidados – António Zambujo, Elida Almeida, Jorge Palma, Carolina Deslandes e Ana Bacalhau. Confirma-se agora que o Porto será a próxima paragem do “Caixa de Luz” em datas a anunciar brevemente e com convidados como Tatanka, Miguel Araújo, Tiago Nacarato, Rui Reininho e Vozes da Rádio.

“Caixa de Luz” é uma viagem pelo cancioneiro de João Gil,  um dos mais profícuos compositores da história da música portuguesa das últimas décadas. Dos Trovante à Filarmónica Gil, passando pela Ala dos Namorados, Rio Grande, Cabeças no Ar, Baile Popular ou, mais recentemente, os Tais Quais ou o Quinteto Lisboa, a vida de João Gil é pautada por grandes sucessos que suplantam a notoriedade dos grupos por onde passou e nos quais deixou o seu forte contributo.
Nas últimas 4 décadas da música portuguesa, João Gil distingue-se como compositor de canções que farão, para sempre, parte da memória colectiva nacional: “Saudade”, “125 Azul”, “Loucos de Lisboa”, “Postal dos Correios”, entre tantas outras, são exemplos de criações que têm a sua assinatura e que se tornaram verdadeiros fenómenos de popularidade.
No Capitólio, em Lisboa, aconteceram momentos irrepetíveis que incluíram “Rosa” com António Zambujo“O Exato Oposto” com Elida Almeida“Ao sul” com Jorge Palma“Perdidamente” com Carolina Deslandes ou “Xácara das Bruxas Dançando” com Ana BacalhauCarlos do Carmo foi também homenageado neste espetáculo com o tema “Travessa do Poço dos Negros”.
Neste novo projecto que revisita o património autoral de João Gil, a artista plástica Ana Mesquita assina a cenografia, tendo criado perto de uma centena de imagens e vídeos inspirados na obra do músico. Como o próprio nome do espectáculo indica, o efeito criado é o de uma Caixa de Luz”, que ilumina as fronteiras habitualmente erigidas entre artista e público.
Fonte Livecom

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar