IndieLisboa 2022 – 19.º Festival Internacional de Cinema

798 views

Um dos destaques desta edição é a retrospetiva Doris Wishman (1912-2002), mais conhecida como a rainha da sexploitation feminina no cinema. A cineasta norte-americana surgiu no contexto do movimento da contracultura e da revolução sexual dos anos 1960 e realizou cerca de 30 filmes, onde assumia também o argumento e montagem. Dos vários filmes a exibir na Cinemateca incluem-se a sua obra-prima Bad Girls to Hell (1965), Deadly Weapons (1974), Double Agent 73 e o semi-documentário Let Me Die a Woman (1978).

Na Competição Internacional são de salientar duas primeiras obras: Freda, da haitiana Gessica Généus, uma reflexão sobre as condições de vida e o futuro do Haiti; e Pedro, do indiano Natesh Hegde, um drama sobre costumes e crenças de uma comunidade.  Já na secção Silvestre há dois filmes em estreia mundial, Lxs Desobedientes, de Nadir Medina e The Girl from Dak Lak, de Pedro Román e Mai Huyền Chi, duas obras sobre coragem e luta pela sobrevivência.

A Competição Nacional apresenta, entre as muitas longas e curtas portuguesas, a primeira longa-metragem de Jorge Jácome, Super Natural, que venceu em Berlim o prémio da Federação Internacional de Críticos de Cinema – FIPRESCI. O filme interfere e procura quem está à sua frente. Ambiciona ativar um efeito, um relaxamento hipotético, uma experiência sensorial para quem está de fora da tela, fazendo com que se sinta dentro dela. Ainda nesta secção destaque para a curta-metragem By Flávio, de Pedro Cabeleira, com direção de fotografia de Leonor Teles e interpretações de Ana Vilaça, Rodrigo Manaia, e que também esteve presente no Festival de Berlim.

Por fim, o IndieMusic apresenta este ano filmes sobre divas mainstream, heróis do underground e lendas das pistas de dança. A não perder o concerto na Culturgest, a 30 de abril, de Carlos “Zingaro” acompanhado por David Alves, Alvaro Rosso e Ulrich Mitzlaf e o filme A Escuta, de Inês Oliveira, dedicado à carreira do violista, improvisador, instrumentista e compositor.

Programação integral aqui

Créditos: “Super Natural” de Jorge Jácome

Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar