Herdade da Rocha celebra a tradição com os Amphora Tinto e Branco de 2023

116 views

Herdade da Rocha, produtor alentejano localizado no Crato, junta à serra de S. Mamede, apresenta as colheitas de 2023 do ‘Amphora Tinto’ e do ‘Amphora Branco’, vinificados pelo processo tradicional, em ânforas de barro e sem controlo de temperatura, respeitando as antigas práticas que valorizam a essência do terroir. As novas referências já estão no mercado, com um PVP de 15 euros.

Proveniente de cepas com idade média de 12 anos, em solo granítico e a uma altitude entre os 260 e os 300 metros, o ‘Amphora Tinto’ e o ‘Amphora Branco’ fermentaram com as películas durante três meses, resultando na produção de 1.300 garrafas de cada referência.

O ‘Amphora Tinto’, feito com uvas das castas Touriga Nacional (60%), Alicante Bouschet (30%) e Touriga Francesa (10%), apresenta uma cor granada viva e exibe notas de argila e frutas negras maduras, numa mescla elegante e atraente. Na boca, é macio e fresco, com um final marcante, onde sobressaem desafiantes notas de fruta e as características da ânfora.

A outra proposta da Herdade da Rocha, produtor que integra o Grupo Terras & Terroir e que conta com Sandra Chaves como enóloga residente, é o ‘Amphora Branco’ (80% Arinto e 20% Alvarinho), que revela uma mineralidade marcante, com uma concentração harmoniosa de fruta branca e suaves notas de argila. Na boca é fresco, irreverente e o seu final de boca é longo e desafiante.

A introdução das ânforas em Portugal está ligada à ocupação romana, que começou no século III a.C. As técnicas avançadas de vinificação e a utilização de ânforas para fermentação, armazenamento e transporte de vinho foi introduzida nessa altura e resistiu à queda do Império Romano, mantendo-se no Alentejo a tradição de usar ânforas.

O recurso a esta prática enológica é cada vez menos comum, mas a Herdade da Rocha opta por manter viva a herança, refletida nas novas propostas.

 

Sobre a Herdade da Rocha

A Herdade da Rocha, situada em Crato, junto à serra de S. Mamede, lançou a sua primeira colheita em 2012, dois anos antes da construção de uma adega imponente, de dois mil metros quadrados, decorada com grafites. Atualmente, o produtor que integra o Grupo Terras & Terroir desde 2022 coloca no mercado vinhos brancos, tintos e rosés. Mas nem só de vinho vive a Herdade da Rocha, que é também rodeada de um grande olival, mote inspirador da Boutique Lodge, apresentando igualmente propostas de gastronomia regional alentejana, passadiços, campo de golfe e uma cerca cinegética encantadora.

Fonte: msimpacto.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar