FOTOGRAFIAS DAS 9 EDIÇÕES DA KIOSKZINE MOSTRAM-SE NO IPCI LISBOA

231 views

A exposição, que versará uma parcela significativa do trabalho desenvolvido pelo colectivo e convidadas/os, foi inaugurada dia 18 de Fevereiro no IPCI Lisboa e está patente até dia 25 de Março. Mais de dois anos de trabalho da Kioskzine com recurso a uma seleção de fotografias que foram sendo editadas nesta publicação trimestral.

O IPCI e a Kioskzine voltam a dar a mão para, desta vez, apresentar a exposição colectiva com a seleção de imagens dos 9 zines publicados desde 2020, ano no que José Farinha convidou a Paulo Pimenta e a Daniel Rodrigues para fundar o coletivo que iria lançar uma publicação cada três meses.

Kioskzine, enquanto unidade agregadora e orgânica que desenvolve trabalho no domínio editorial ligado ao fenómeno da fotografia, reúne desde a génese do seu processo de fundação profissionais da área interessados em divulgar o seu trabalho sem que isso lhes mereça qualquer perspetiva hermética ou exclusivista na visão do projeto. A missão e o labor do grupo passam de igual modo por expandir o convite a outros pares, algo que de resto tem vindo a ser feito desde há dois anos a esta parte, na essência desde a data da criação do projeto.

Por conseguinte, a Kioskzine nasceu como um espaço dedicado a olhar a fotografia, conjugando de forma associada para esse mesmo efeito os verbos documentar, contar e questionar: um propósito subsequente à ideia de que a fotografia serve para isso mesmo. A Kioskzine enquanto projecto editorial começou por afirmar-se com a publicação de um número zero através da lente coletiva de Daniel Rodrigues, José Farinha e Paulo Pimenta, em Outubro de 2020. Após ter dado à estampa esta primeira versão da revista em formato impresso, foram convidados a participar Pauliana Valente Pimentel, Manuel Roberto, João Pina, Rita Carmo, Ana Brígida e o último número publicado, de Augusto Brázio, que deste modo contaram as suas histórias nas seis edições seguintes. Uma fotógrafa ou fotógrafo por cada edição.

O acesso à exposição é gratuito e a mesma pode ser vista de segunda a sábado, no horário da escola, e até 25 de Março.

Fonte: IPCI

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar