Entre 8 de agosto e 31 de outubro de 2026, a Howard’s Folly, em Estremoz, recebe a Exposição Portuguese Student Prize da Sovereign Art Foundation (SAF), que apresenta as 30 obras finalistas daquele que é um dos mais relevantes prémios de arte para estudantes em Portugal.
Organizada pela SAF, a exposição pretende dar visibilidade ao talento de jovens artistas portugueses até aos 18 anos e, simultaneamente, sensibilizar o público para a missão social da fundação, através do programa de arteterapia Make It Better, que apoia crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e emocional.
Os 30 finalistas foram selecionados por um painel de jurados, através das obras submetidas por professores de escolas de todo o país. A participação no Prémio inicia-se com a nomeação dos alunos pelos seus professores, podendo cada docente indicar até dez estudantes, dos quais cada um apresenta uma única obra. Após o período de candidaturas, o júri avalia todos os trabalhos recebidos e seleciona as 30 obras finalistas, que integram a exposição itinerante e ficam também sujeitas à votação do público.
O Prémio do Júri distingue o estudante com a classificação mais elevada, atribuindo um prémio de 500 euros ao vencedor e de 1.500 euros à respetiva
escola. Paralelamente, o Prémio do Público distingue a obra mais votada pelos visitantes, atribuindo 300 euros ao estudante vencedor e 800 euros à sua escola. Os finalistas representam um conjunto diversificado de escolas e regiões de Portugal, refletindo a criatividade e a riqueza artística da nova geração de jovens talentos.
Qualquer pessoa pode participar na votação pública online assim como licitar as peças através do leilão solidário disponível no website da Sovereign Art Foundation. Metade das receitas angariadas reverterá para o financiamento do programa Make It Better.
“Estamos muito satisfeitos com a qualidade destes trinta finalistas. Mais uma vez, encontramos obras que poderiam perfeitamente integrar o nosso prémio destinado a artistas profissionais. Para a maioria destes jovens artistas, esta será a primeira vez que os seus trabalhos são expostos numa galeria profissional. É muito gratificante observar a sua reação quando veem as suas obras expostas neste tipo de ambiente e, sobretudo, quando alguém decide comprá-las. É um momento emocionante para o artista e, além disso, 50% das receitas revertem para apoiar crianças desfavorecidas em Portugal. O que poderia não agradar? Os potenciais compradores devem apressar-se, uma vez que muitas destas obras já foram vendidas. Trata-se de um investimento muito acessível para adquirir uma peça que proporcionará prazer durante muitos anos — não só pela qualidade e beleza da obra, mas também porque cada compra contribui para apoiar algumas das crianças em Portugal que mais precisam.”, explica Howard Bilton, fundador da Howard’s Folly e presidente da Sovereign Art Foundation.
“Tem sido um verdadeiro privilégio, tanto na qualidade de gestora da Sovereign Art Foundation em Portugal como de jurada do Student Prize, descobrir a extraordinária diversidade de talento jovem representada na exposição deste ano. Cada finalista apresenta uma perspetiva única, e é extremamente gratificante proporcionar a estes estudantes a oportunidade de verem o seu trabalho exposto num contexto profissional e apresentado a públicos de todo o país. É com enorme satisfação que trazemos esta exposição a Estremoz e convidamos todos a juntarem-se a nós no próximo dia 8 de agosto para celebrar a criatividade e o talento destes jovens artistas.”, diz Tanya Bennett, Portugal Manager, Sovereign Art Foundation. Ao acolher esta exposição, a Howard’s Folly reforça a sua ligação ao universo da arte contemporânea e à missão da Sovereign Art Foundation, promovendo um espaço onde vinho, cultura e impacto social se cruzam de forma natural.
A inauguração terá lugar no dia 8 de agosto, às 16h00, na Howard’s Folly Winery & Gallery, em Estremoz, e contará com a presença de representantes da Howard’s Folly e da Sovereign Art Foundation. A exposição poderá ser visitada até 31 de outubro de 2026 nos seguintes horários: segunda e terça-feira, entre as 9h e as 13h e das 14h às 18h (entrada pela Adega Howard’s Folly), de quarta-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos entre as 12h e as 17h, na adega Howard’s Folly (R. General Norton de Matos 13, 7100-107 Estremoz).
A votação pública e o leilão solidário estão disponíveis em: https://www.sovereignartfoundation.com/sp-portugal/
Sobre a Sovereign Art Foundation
A Sovereign Art Foundation foi fundada em 2003 por Howard Bilton e Tiffany Pinkstone, que compartilhavam a visão de promover a arte asiática contemporânea em Hong Kong. A SAF tem como missão levar os benefícios terapêuticos da arte a crianças carentes, para que possam viver vidas plenas onde a criatividade lhes alarga horizontes e as recupera para um mundo mais positivo e com mais oportunidades. Ao mesmo tempo a SAF reconhece e promove talentos da arte contemporânea propondo-os nas suas exposições.
O programa Make it Better e as Oficinas de Arte Expressiva, destinadas a crianças em risco e que começaram em Hong Kong, tem como objetivo aumentar as habilidades sociais e expressão emocional, desenvolvimento cognitivo e motor, criatividade e autoestima, redução do stress e bem-estar emocional. Hoje, a SAF atua em 3 continentes – Ásia, África e Europa, num total de 13 cidades espalhadas pelo mundo .
Os fundos são angariados de diversas formas, como vendas de obras em exposições, prémios de jovens artistas e artistas já no mercado ou com exposições comunitárias como as “Pig Parade”. Todas as verbas das ações revertem a favor tanto da formação para jovens e crianças, bem como para os artistas.
Sobre a Howard’s Folly
A Howard’s Folly é uma adega urbana de autor, restaurante e centro criativo localizado em Estremoz, no Alentejo. Fundada pelo filantropo e empresário do setor vinícola Howard Bilton, a Howard’s Folly acolhe regularmente eventos culturais que unem vinho de excelência, gastronomia regional e arte contemporânea.
Fonte: mesafoodagency.com


