É HORA DE DIZER NÃO AO IDADISMO

987 views

Uma em cada duas pessoas no mundo é “preconceituosa”, ou seja, discrimina as demais com base na idade, segundo o relatório das Nações Unidas Global report on ageism” (2021) em que se recomenda aos governos que adotem medidas legais, educacionais e sociais para combater esses preconceitos.

O relatório, preparado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em conjunto com o Departamento das Nações Unidas para os Direitos Humanos e outras agências da ONU, enfatiza que o “idadismo” contribui para a pobreza e a insegurança económica das pessoas na velhice e aumenta o isolamento social e a solidão dos idosos.

Esta discriminação por idade, menos combatida que outras por movimentos e políticas sociais, tornou-se mais evidente do que nunca durante a pandemia o que levou a ONU a medir o seu alcance, a concluir que está presente em metade da população mundial e propor soluções contra ela.

Face a estas evidências, a Revista Bica, a Revista Envelhecer juntamente com as  Obras Sociais de Viseu e a Together Internacional Portugal associaram-se à ASISPA (Espanha) e criaram o movimento #STOPIDADISMO com o objetivo de mudar o discurso sobre a idade e o envelhecimento.

Procuraremos colocar em prática iniciativas alinhadas com as três estratégias propostas pela OMS para reduzir o idadismo: a Política e a Legislação; Intervenções Educativas; Intervenções de Contacto Intergeracional.

www.stopidadismo.pt

CRIAREMOS, ENTRE TODOS, UM MUNDO PARA TODAS AS IDADES.   

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar