É este o dilema que a violinista Alina Pogostkina e o maestro Pedro Neves enfrentam no início de mais uma Temporada da Metropolitana. Anunciam também o diálogo entre Beethoven e Brahms que marca os primeiros meses da programação da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Por isso, tudo começa com a primeira e a última incursões de Beethoven no universo das sinfonias. A primeira ainda não tem um caráter romântico, mas não deixa de surpreender. A última apresenta-se aqui através de um exercício especulativo baseado em esboços de uma pretensa Sinfonia N.º 10…
Programa
Ludwig van Beethoven (1770-1827) Sinfonia n.º 1, em Dó Maior, op. 21
I. Adagio molto – Allegro con brio
II. Andante cantabile con moto
III. Minuetto: Allegro molto e vivace
IV. Finale: Adagio – Allegro molto e vivace
Ludwig van Beethoven/Barry Cooper (n. 1949) 1.º andamento da Sinfonia n.º 10, em Mi bemol Maior
I. Andante – Allegro – Andante
Johannes Brahms (1833-1897) Concerto para Violino, em Ré Maior, op. 77
I. Allegro non troppo
II. Adagio
III. Allegro giocoso, ma non troppo vivace – Poco più presto
Ficha técnica:
Violino – Alina Pogostkina
Maestro – Pedro Neves
Orquestra Metropolitana de Lisboa