Comédia Aulegrafia – Teatro Maizum

344 views

Sabe-se que no extenso e rico panorama do teatro quinhentista português há ainda muito por descobrir. Contribuindo para que parte dessa descoberta possa chegar ao grande público, e não se limitar aos corredores da academia, o Teatro Maizum (fundado há precisamente 40 anos) e a encenadora e investigadora Silvina Pereira vão assumindo um papel primordial e inigualável na divulgação do teatro clássico português.

Este verão, no cenário deslumbrante do Convento da Graça, a companhia regressa a esse vulto imenso e insistentemente esquecido chamado Jorge Ferreira de Vasconcelos, com a sua Comédia Aulegrafia ou, textualmente, “escrita sobre o Paço”. E é esse mesmo Paço de Lisboa, em pleno reinado de D. João III, que é “apresentado como um mundo falso e desolador, reduzido às trevas pelo fado, pela má fortuna e pela força destruidora da detração”, que destrói o amor entre o cortesão Grasidel de Abreu e a jovem cortesã Filomena, submetidos que são às intrigas urdidas pela alcoviteira Aulegrafia, interessada em favorecer outro pretendente.

Divertida e acutilante, esta comédia de costumes reúne, como sublinha a encenadora, “uma galeria de personagens bem portugueses, como galantes, moços fidalgos, damas da corte, donzelas, escudeiros pobres, criados, mulatos, cortesãos, e também castelhanos aventureiros ou criados fanfarrões”. FB

O espetáculo decorre nos claustros do Convento da Graça

Ficha técnica:

Teatro Maizum. Jorge Ferreira de Vasconcelos, texto; Silvina Pereira, dramaturgia e encenação; Ana Sofia Santos, Bruno Vicente, Guilherme de Bastos Lima, Guilherme Filipe, Jan Gomes, João Didelet, Júlio Martín, Lita Pedreira, Mário Abel, Miguel Freire, Miguel Vasques, Sara Machado, Tiago de Almeida, interpretação.

teatro
Até 24 julho 2022
qui: 21h; sex: 21h; sáb: 21h; dom: 21h
Igreja e Convento da Graça
Fonte: AgendaLX

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar