Ana Bacalhau apresenta livro pedagógico sobre Igualdade de Género

2796 views

«Desafiar Estereótipos» é o nome do projecto pedagógico de Educação para a Igualdade de Género e de Oportunidades da autoria de Ana Bacalhau, apresentado pela artista, no próximo dia 25 de Outubro, no Colégio St. Peter’s School, em Palmela, pelas 10h15.

«Desafiar Estereótipos» é um projecto direccionado para a comunidade escolar, em particular para os/as alunos/as do Ensino Secundário, que explora, para uma melhor compreensão da temática geral, os diversos contextos de vida onde a discriminação em função do género acontece, nomeadamente, na conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional; nos contextos de poder e de tomada de decisão e em casos de violência de género. Através do livro, de uma performance teatral ou peça de teatro, e de temas musicados por Ana Bacalhau, os jovens poderão reflectir e debater sobre conceitos associados ao tema da igualdade: estereótipos de género; usos do tempo; papéis de género; androcentrismo; empoderamento; capacitação; assédio sexual; entre outros.

O livro, para além de três histórias ficcionadas sobre a igualdade de género e oportunidades inclui também as letras das músicas compostas por Ana Bacalhau para o projecto, capítulos com enquadramento conceptual, exercícios, dados estatísticos, links e contactos úteis.

O projecto «Desafiar Estereótipos» beneficia de uma parceria estratégica com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, que garante a qualidade técnica dos conteúdos explorados.

Todas as instituições que trabalhem com o público-alvo do projecto poderão receber a apresentação do mesmo, tendo sempre incluídas uma performance teatral e uma performance musical de Ana Bacalhau com os temas compostos para «Desafiar Estereótipos».

Para assinalar a Semana para a Igualdade de vários Municípios, o projecto será ainda apresentado por Ana Bacalhau hoje no Auditório Municipal de Esposendeamanhã no Colégio St. Peter’s School, em Palmela, e no Cine-Teatro S. Pedro, em Alcanena, e, por último,  dia 26 de Outubro, no Auditório de Vilar Formoso Almeida.

Mais informações sobre o projecto em: www.desafiarestereotipos.com ou www.facebook.com/desafiarestereotipos

 

Sinopse do livro «Desafiar Estereótipos»

Porquê?
Porque é que, socialmente, me sinto mais à vontade para desempenhar certas funções, tarefas ou papéis?
Porque é que sinto necessidade de corresponder a certas expectativas sociais relacionadas com o meu género?
Porque é que ser mulher ou ser homem influencia o meu comportamento social?
Porquê?
“Desafiar Estereótipos” incita-te a questionar um porquê muito particular: o porquê das imposições ou das condicionantes sociais que te são apresentadas em função do teu género. Agora, que te estreias ou estás prestes estrear na vida adulta, serás confrontado e confrontada com um conjunto de obstáculos directamente relacionados com o facto de seres homem ou mulher. Estes obstáculos nem sempre são fáceis de descortinar, tal é a sua subtileza e enraizamento nas normas da sociedade em que vivemos.
“Desafiar Estereótipos” explora os diversos contextos de vida, onde a discriminação em função do género acontece, nomeadamente, na conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, nos contextos de poder e de tomada de decisão e em casos de violência do género. O seu conteúdo dá-te a oportunidade de sozinho ou em grupo refletir e debater sobre diversos conceitos associados ao tema da igualdade: estereótipos de género, usos do tempo, papéis de género, androcentrismo, empoderamento, capacitação, assédio sexual, entre outros. O livro integra três histórias ficcionadas sobre a Igualdade de Género e de Oportunidades, as letras das músicas que a Ana Bacalhau compôs para o projecto, capítulos com enquadramento conceptual, exercícios, dados estatísticos e links úteis, onde poderás procurar mais informação sobre o tema.

 

fonte: live.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar