A Reconquista de Olivenza Ricardo Neves-Neves – Filipe Raposo

982 views
6 fevereiro a 16 fevereiro 2020
qui: 20h; sex: 21h; sáb: 21h; dom: 17h30
São Luiz Teatro Municipal

O dramaturgo e encenador Ricardo Neves-Neves e o pianista e compositor Filipe Raposo olham para a história de Olivenza, parcela alentejana do território português ocupada em 1801, por Espanha, com o apoio de França e cuja soberania espanhola não é ainda hoje reconhecida por Portugal. Servindo-se da antiga cultura monárquica ibérica, península reinada entre primos, A Reconquista de Olivenza é um exercício fantasioso sobre o Poder e a Política, a Guerra e quem nela participa, bem como a complexa teia de costumes, leis e crenças que ajudam a criar a nossa identidade, entre outras zarzuelas.
Mesmo após a assinatura do Tratado de Viena, em 1817, que obriga a restituição de Olivenza, Espanha continua a adiar a devolução daquela parcela do território e o Alentejo fica assim indeciso quanto à sua real dimensão. Se Portugal reivindica Olivença aos soluços, Espanha grita o direito sobre Gibraltar, o Rochedo que não é mais do que a última colónia na Europa, onde Inglaterra, a histórica aliada de Portugal, é soberana. E do lado de lá de Gibraltar está Ceuta, antiga cidade portuguesa e atual cidade espanhola, mas dentro do território de Marrocos.

Récita com audiodescrição e língua gestual portuguesa a 16 fevereiro, domingo, às 17h30

Ficha técnica:

Teatro do Eléctrico. Ricardo Neves-Neves, texto e encenação; Filipe Raposo, composição musical e orquestração; Ana Valentim, Bruno Huca, Catarina Rôlo Salgueiro, Diana Vaz, Joana Campelo, Márcia Cardoso, Nuno Nolasco, Rafael Gomes, Rita Cruz, Ruben Madureira, Samuel Alves, Sílvia Figueiredo, Sílvia Filipe, Sissi Martins, Susana Madeira, Tadeu Faustino, Tânia Alves; Teresa Coutinho e Vítor Oliveira, interpretação.

12 € a 15 €

Fonte: AgendaLX

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar