A comunicação ao serviço das “Pessoas & Causas”

59 views

Algumas das Causas que a Santa Casa abraça diariamente foram testemunhadas na primeira pessoa por quem as viveu em várias reportagens publicadas durante dois anos no Diário de Notícias e na TSF, numa iniciativa de comunicação inédita e que procurou encontrar um modelo que fosse ao encontro dos interesses da Misericórdia de Lisboa e daqueles dois meios de referência no panorama informativo em Portugal.

“Pessoas & Causas” foi precisamente o nome escolhido para esta parceria de comunicação que, semanalmente, foi dando a conhecer à opinião pública projetos, serviços ou respostas sociais da Misericórdia de Lisboa, contadas pelas pessoas que as fizeram e fazem acontecer ou por aqueles que beneficiam do seu apoio. Uma comunicação fundamental para sensibilizar os leitores e ouvintes para os desafios constantes com que a sociedade se depara e, ao mesmo tempo, para passar uma mensagem de confiança e de esperança, através do trabalho e das respostas dadas diariamente pela Santa Casa em diferentes áreas de atuação.

Nos dois anos de parceria foram publicadas 48 histórias de inegável interesse editorial, pessoal e social e que brevemente serão editadas em livro. O projeto propunha-se chegar a uma audiência alargada, multiplicando-se pelas diferentes plataformas do Diário de Notícias e da TSF (papel, rádio e digital), permitindo um melhor entendimento por parte da opinião pública relativamente ao destino das receitas dos Jogos Sociais do Estado, nomeadamente sobre a percentagem que reverte para a Santa Casa e a forma como esta é aplicada na prossecução da missão da Misericórdia de Lisboa.

Esta iniciativa editorial é um exemplo bem conseguido de comunicação, apresentando histórias trabalhadas num ângulo informativo, focado na experiência das pessoas e no interesse do leitor. A cada semana, ficaram a conhecer as caras e as motivações daqueles que trabalham diariamente em projetos tão diversos da Santa Casa e que não se resignam a uma atitude passiva, dedicando uma parte da sua vida a ajudar os outros ou a contribuir para projetos que beneficiam a comunidade. São pessoas que abraçam a suas causas e que sentem terem muito para dar, seja no apoio a crianças e jovens ou no auxílio a idosos e mais desfavorecidos, seja no impulso à investigação científica ou no fomento ao desporto e cultura nacionais, seja no estímulo à inovação social ou no incentivo ao empreendedorismo, entre tantas outras áreas.

Estas reportagens publicadas no Diário de Notícias e reproduzidas em áudio na TSF (e em vídeo no site dedicado à iniciativa) conseguiram abranger quase todas as áreas de atuação da Santa Casa, traçando um retrato bastante fiel da diversidade de respostas de Saúde, Ação Social, Património, Economia Social, Investigação e apoio ao Desporto e Educação. Esta parceria culmina com a publicação de todas as reportagens num livro que servirá, certamente, de inspiração para novas Pessoas & Causas, uma vez que a missão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa não se esgota naquelas 48 histórias.

 

Por Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

 

Ads

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar