FEIRA DO LIVRO LISBOA 2018

1740 views

88.ª edição decorre de 25 de maio a 13 de junho no Parque Eduardo VII

Já abriu a maior Feira do Livro de Lisboa de sempre

Mais espaços de sombra, pontos para carregamento de telemóveis, espaço Selfie, concurso Supper Star Battle e Prémio Miúdos a Votos são algumas das novidades desta edição.

De regresso a Lisboa, a Feira do Livro volta a crescer e a trazer mais leitura, conforto, sabores e animação a todos os que a visitem entre 25 de maio e 13 de junho. Com 294 pavilhões e 626 marcas editoriais, esta 88.ª edição bate de novo o recorde de expositores e amplia o seu espaço no Parque Eduardo VII com uma área reforçada dedicada em exclusivo ao showcooking e onde vai decorrer a primeira edição do Supper Star Battle.

Para conforto dos visitantes, as áreas de sombra mais do que duplicaram, alargando-se a todas as zonas de descanso, incluindo praças, áreas de alimentação e até ao passadiço onde estão localizadas as esplanadas. Mais diversificada está a oferta de restauração, com mais de 40 opções disponíveis.

Entre as novidades deste ano, destaca-se o Espaço Selfie, o local ideal para tirar e partilhar uma panorâmica da cidade com as hashtags #feiradolivrodelisboa #adorolivros, #amolisboa, #adoroler e a disponibilização de dois pontos de carregamento para telemóveis. Original é ainda a nova coleção de merchandising Feira do Livro de Lisboa, que inclui desde blocos a marcadores de livros em cortiça, canecas e chapéus, assim como a entrega do Prémio Miúdos a Votos, no qual os mais novos fizeram campanha e votaram para eleger aquele que para eles é ‘o melhor dos livros’. Ainda no âmbito dos prémios, de assinalar que a Feira vai acolher uma das paragens do roteiro EUPL (Prémio da União Europeia para a Literatura), o prémio da União Europeia para a Literatura contemporânea que já distinguiu em edições anteriores autores portugueses. Na Feira do Livro, no dia 8 de junho pelas 18h00 vai realizar-se uma conversa com alguns autores entre eles David Machado, vencedor de uma edição passada.

Também novidade é o momento que irá assinalar a Noite da Literatura Europeia, no dia 9 de junho a partir das 15h00, que irá juntar diversos autores como Damir Karakaš (Croácia), Felipe Benitez Reyes (Espanha) Laetitia Colombani (França), Errico Buonanno (Itália), Olga Stehlikova (República Checa), Radu Sergiu Ruba (Roménia), numa conversa moderada pelo bloger, autor, ilustrador e apresentador Pedro Vieira.

Mantêm-se este ano vários dos espaços implementados com sucesso em anteriores edições, a exemplo do Fraldário e do RefresCão (para visitantes de quatro patas) e o mesmo se passa com iniciativas como a Hora H, que regressa com descontos mínimos de 50% em livros que ultrapassaram os 18 meses do preço fixo. Refira-se que a Hora H estará patente entre segunda a quinta-feira, na última hora da Feira, que este ano equivale a dizer entre as 21h00 e as 22h00, já que a Feira passa a fechar às 22h00 (e não às 23h00) de domingo a quinta.

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), organizadora da Feira do Livro em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, continua a ter o seu pavilhão (junto à Praça Marquês de Pombal), onde pode ser vista a exposição “88 anos de imagens com história”, que convida a revisitar o evento desde o início dos anos 30 do século XX, com as suas primeira edições no Rossio.

O evento continua, este ano, a contar com parceiros de longa data, como é o caso das Bibliotecas de Lisboa, responsáveis pelo desenvolvimento da programação cultural, com especial incidência na promoção de iniciativas destinadas ao público infantil, às famílias e às escolas.

Outra das instituições que enriquece a agenda da Feira, a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), traz à Praça da Fundação novidades das coleções de Ensaios e Retratos que lançou e debates que juntam autores de referência a Luísa Costa Gomes e João Lopes, crítico de cinema, entre outros, e convidados tais como o Moita Flores, o Nuno Artur Silva, o Adelino Faria, a Luísa Schmidt, para não falar nos demais. A FFMS continua também a deslocar para o Parque Eduardo VII vários programas de rádio e televisão de que é parceira, a exemplo das ‘Noites da Renascença’, com momentos musicais ao vivo, ‘Prova Oral’, ‘Liga D’Ouro’ e ‘Governo Sombra’.

Estas iniciativas e todas as que integram o Programa podem ser consultadas através da aplicação móvel gratuita para Android e iOS, que possibilita o acesso ao Mapa do recinto, aos Livros do Dia e aos múltiplos conteúdos que permitem acompanhar, em tempo real, as centenas de atividades do evento. Estas informações podem também ser consultadas no “Jornal da Feira do Livro”, uma novidade deste ano, que reúne num único suporte o mapa da Feira com algumas das principais iniciativas que vão ter lugar em 20 dias de Feira. Ainda no campo das novas tecnologias e para um cómodo acesso dos visitantes à Internet, a 88.ª edição mantém o Wi-Fi gratuito nas praças principais.

Livros e sabores da gastronomia portuguesa

Com cada vez mais adeptos e depois da forte adesão conseguida na passada edição, também o Showcooking está de volta e regressa mais forte, com espaço próprio e duas iniciativas a merecer destaque: o Prémio Portugal Cookbook Fair 2018 e a Supper Stars Battle.

Os livros de gastronomia inscritos no Prémio Portugal Cookbook Fair 2018 serão premiados a 26 de maio, às 18h00, e em causa estão 8 categorias eleitas por um júri de especialistas com a presidência da decano Maria Lourdes Modesto.

Numa homenagem à cozinha tradicional portuguesa e também aos seus livros mais emblemáticos, a primeira edição da Supper Stars Battle junta quatro grandes chefs em ‘batalhas gastronómica’ ao vivo. O concurso é composto por duas eliminatórias, cujo resultado caberá a cinco elementos do público presente, e por uma grande final, que terá como júri personalidades do mundo gastronómico, entre as quais Fátima Moura e Silvia Brandi. Dia 31 de maio, às 19h00, decorre a primeira semifinal entre Vitor Veloso e Kiko Sousa, seguindo-se a 1 de junho, à mesma hora, o ‘confronto’ entre Daniel Cardoso e Flávio Silva, e a final está marcada para dia 2, também às 19h00. Em cada uma das etapas, os chefs vão dar o seu melhor para reinterpretar a mesma receita tradicional.

Os sabores da Feira estendem-se do prato para o ‘copo’, com várias iniciativas dedicadas ao vinho, onde se enquadram conversas acompanhadas por provas e lançamentos.

Música e cinema no Parque

A música e o cinema complementam o programa desta 88ª edição.

Praticamente todos os dias, há diferentes sonoridades a ressoar pelo Parque e os estilos são os mais variados, desde a Banda do Regimento dos Sapadores Bombeiros, no dia de abertura, ao CoroArt, na tarde de encerramento, passando pelo rock trazido pelos Tricycles ou pela percussão dos 7ª Escala.

No grande ecrã passa uma seleção de filmes de autores portugueses, assinada pela Cinemateca Portuguesa. Logo no dia de abertura, os cinéfilos podem apreciar a película de Leitão de Barros, ‘Lisboa Crónica Anedótica’ e estão programados ao longo do evento filmes como ‘Cartas de Guerra’, de Ivo Ferreira, ‘O Escritor Prodigioso, de Joana Pontes, e ‘José e Pilar’ de Miguel Gonçalves Mendes. Mas o grande destaque vai para o visionamento de “Labirintos da Saudade”, um documentário de Miguel Gonçalves Mendes narrado por Eduardo Lourenço que percorre os espaços da sua memória e da própria história e identidade portuguesa, em busca da resposta do que é, afinal, isto de se ser português. O visionamento vai acontecer dia 26 de maio às 17h00 com a presença do próprio Eduardo Lourenço.

Acampar, escolher o melhor livro infantojuvenil e muito mais

Por iniciativa da APEL e das Bibliotecas de Lisboa, os mais novos voltam a poder “Acampar com Histórias”, em noites mágicas e divertidas, com pernoita na Estufa Fria de Lisboa e atividades que se prolongam pela Feira (dias 25, 26 e 30 de maio, e 1,2,8,9 e 13 de junho).

A 30 de maio, pelas 17h00, será conhecido o resultado do “Prémio miúdos a votos”, iniciativa que desafiou crianças e jovens, das escolas de todo o país, a votar nos livros que consideram ser os melhores para a sua idade (por ciclo escolar).

Nos espaços da BLX são dezenas as iniciativas para crianças e jovens, a exemplo dos lançamentos e autores que estarão presentes nas ‘Sessão de histórias com mimos’ ou ‘Fiadeira de Histórias’, da ‘Performance do Chapitô’, do ‘Atelier de origami’ ou da ‘Oficina de brinquedos óticos’, entre muitas outras.

 

Dê nova vida ao Livro: um final feliz para todos os livros

De regresso está igualmente ‘Dê nova vida ao livro’, uma iniciativa da APEL e do Banco de Bens Doados (BBD) que desafia os visitantes a doar os livros novos ou usados que não queiram guardar (há um pavilhão específico, junto à entrada Sul do Parque Eduardo VII) para que estes possam ganhar novos leitores.

Desde 2015, a iniciativa permitiu recolher cerca de 20 mil livros, encaminhados para as crianças apoiadas por Instituições que integram a rede do BBD, despertando os jovens e, em especial os mais carenciados, para a magia da leitura.

 

Horário da Feira:

  • segunda e quinta-feira – das 12h30 às 22h00;
  • sextas-feiras – das 12h30 às 00h00;
  • sábados – das 11h00 às 00h00;
  • domingos e feriados – das 11h00 às 22h00.

Fonte: Lift Consulting

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar