«Negro e Prata» de Paolo Giordano
«Negro e Prata» narra a história de um jovem casal a viver o feliz, mas também ansioso momento da primeira gravidez e a sua relação com uma senhora de idade, a Senhora A.
Ao longo da leitura podemos conhecer um jovem casal feito de inúmeras dúvidas inconfessáveis, apenas para os seus próprios botões, bem como os medos de um futuro a dois eterno, que amedronta.
Sem livro de instruções, o casal vai seguindo o curso dos dias mornos e incertos, com uma barriga que cresce ansiosa e dolorosa. Que requer repouso absoluto.
É precisamente neste ponto que, quase miraculosamente, a Senhora A. surge na vida deste casal com uma força inabalável, feita de certezas tão precisas, um mapa que orienta:
“Na nossa vida, a minha e a de Nora e a de Emanuele, que nessa altura parecia revolucionar-se todos os dias e balançava perigosamente ao vento como uma planta jovem, ela era um elemento fixo, um apoio, uma árvore antiga, de tronco tão largo que não era possível rodeá-lo com três pares de braços.”
É uma história que enfatiza a beleza escondida na sabedoria dos mais velhos, na admiração que produz a todos aqueles que têm a humildade dos que desejam aprender um pouco mais, todos os dias.
Por Denise Rolo