Lugares inusitados – Recanto dos Carvalhos

214 views

À mesa com…Hélder Amaral no Recanto dos Carvalhos

Nestas viagens na nossa terra que agora começam, decidimos, a cada edição, lançar o desafio a um político nacional, conhecido pela defesa e promoção dos produtos regionais, para nos acompanhar à descoberta do restaurante situado no local mais inusitado da sua região. Nesta primeira edição dedicada a Viseu, convidámos o deputado do CDS Hélder Amaral para se aventurar conosco numa viagem através da aridez granítica da Serra Montemuro, até à aldeia da Gralheira onde se situa o Recanto dos Carvalhos, que se auto-intitula, o restaurante mais alto de Portugal.

Esta região é muito pobre, mas com gente muito boa. Beirões de cepa. Hélder Amaral conhece bem as agruras de Montemuro. Foram muitos os quilómetros percorridos em campanha pela região, grande parte deles em pleno Inverno, por estradas de terra envoltas em nevoeiro.

Chegamos à Gralheira pouco depois. Por aqui já não se encontram casas cobertas de colmo com paredes de pedra tosca e frinchas tapadas com musgo ou barro, nem pessoas vestidas de burel ou linho e calçadas com tamancos ferrados com tachas, como descrevia Carlos de Oliveira Silvestre nas suas “Crónicas da Serra”, mas ainda se respira genuinidade.

Leia na íntegra aqui

Ads